Terça-feira, Maio 21, 2024
18.6 C
Lisboa
More

    Odebrecht Engenharia e Construção vence licitação da Usina Termelétrica Santa Cruz

    O Consórcio Usina Termelétrica Santa Cruz, formado pelas empresas Odebrecht Engenharia e Construção Internacional e CBPO Engenharia LTDA (ambas subsidiárias da Odebrecht Engenharia e Construção), foi contratado por Furnas na última segunda-feira (19/03) para transformar a Usina Termelétrica de Santa Cruz, localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz, Rio de Janeiro, em Ciclo Combinado, usando turbinas a gás existentes e gás natural como combustível. O Consórcio foi contratado através de licitação pública, tendo sido escolhido pelo menor preço apresentado.

    O contrato, cujo orçamento é de aproximadamente R$ 579 milhões, prevê a prestação dos serviços de engenharia, obras civis, descomissionamento, montagem eletromecânica, fornecimento de materiais, equipamentos e sistemas, treinamentos, comissionamento e operação assistida.

    A Usina Termelétrica de Santa Cruz tinha na sua configuração original quatro unidades geradoras compostas de caldeira, turbina e gerador, sendo as unidades 1 e 2 de 82 MW e as unidades 3 e 4 de 218 MW, perfazendo uma capacidade instalada de placa total de 600 MW, operando em ciclo rankine (converte o calor produzido em caldeira em trabalho). Essas unidades foram desativadas. Hoje a usina opera com dois turbogeradores a gás natural, com potência total de 350 MW. Com a nova intervenção a UTE Santa Cruz terá uma capacidade instalada de 507 MW.

    Capacidade técnica reconhecida

    A Odebrecht Engenharia e Construção é apontada pela revista Engineering News – Record (ENR) como uma das cinco maiores construtoras internacionais em número de obras executadas nas seguintes especialidades: usinas hidrelétricas, sistemas de mobilidade urbana (como linhas de metrôs e trens) e plantas industriais, o que inclui usinas termelétricas. Em 2017, a Odebrecht Engenharia e Construção recebeu dois prêmios da ENR pelos melhores projetos executados em todo o mundo, pelas obras do Aeroporto do Galeão (categoria Aeródromos) e do Parque Olímpico (categoria Esportes e Entretenimento), ambos no Rio de Janeiro. Ao longo de sua história de 74 anos, a unidade de Engenharia e Construção da Odebrecht foi responsável pela construção de 17 usinas térmicas, totalizando uma capacidade de geração de energia da ordem de 4,7GW, instaladas no Brasil, Chile, Peru, Colômbia, República Dominicana, México, Angola e Iraque. (Odebrecht)

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema