Quinta-feira, Julho 18, 2024
20.4 C
Lisboa
More

    Não é só o Chelsea: Há mais clubes sob o poder russo

    Sete equipas europeias têm proprietários nascidos na Rússia. “Blues” e Vitesse são os que estão mais pressionados devido às sanções aplicadas aos oligarcas com ligações a Putin.

    A invasão russa à Ucrânia levou muitos países europeus e os Estados Unidos a aplicarem sanções aos oligarcas russos e as mesmas já se fazem sentir também no desporto, principalmente no futebol.

    Inglaterra protagonizou, para já, o caso mais sonante, ao congelar os bens de Roman Abramovich, entre os quais está o Chelsea, que o russo havia colocado à venda após ter sofrido pressões e críticas, por parte de deputados ingleses, pela proximidade a Vladimir Putin. O bilionário, que recentemente obteve a nacionalidade portuguesa, anunciara que iria doar os lucros da venda do clube à Ucrânia.

    Mas o Chelsea, que Abramovich adquiriu em 2003, não é o único clube inglês ligado a oligarcas russos. O Everton tem como dono o britânico-iraniano Farhad Moshiri, mas Alisher Usmanov, que foi acionista do Arsenal durante 10 anos, tinha um peso enorme no clube.

    É um dos proprietários da empresa de telecomunicações russa USM, que estava entre os principais patrocinadores do Everton. Usmanov é conhecido por ser uma das pessoas mais próximas de Putin e o clube de Liverpool acabou por suspender os contratos de patrocínio com ligações ao magnata. O Bournemouth, agora na 2.ª Divisão, tem como dono Maxim Demin, que escapou, para já, às sanções, uma vez que, além de ter nacionalidade inglesa, não tem laços conhecidos com o presidente da Rússia.

    Publicidade

    spot_img
    FonteJN

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Projeto 2025’, o programa ultraconservador que promete uma ‘revolução’ nos EUA

    No início da semana, o Partido Republicano adotou o seu programa político para um eventual próximo governo, mas é...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema