Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    MPLA/DIP CC: COMUNICADO FINAL DA 8ª SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ CENTRAL

    O Departamento de Informação e Propaganda do Comité Central do MPLA enviou à Redacção do Portal de Angola uma nota de imprensa que abaixo reproduzimos na íntegra:

    MPLA (MPLA)
    MPLA (MPLA)

    MPLA

    DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E PROPAGANDA DO COMITÉ CENTRAL

     

    COMUNICADO FINAL

    DA 8ª SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ CENTRAL

     

    Sob a presidência do Camarada JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, Presidente do MPLA, o Comité Central esteve reunido na sua VIII Sessão Ordinária, no dia 07 de Novembro de 2014, no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda.

    No início da sessão, o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos proferiu o discurso de abertura, no qual referiu que “o percurso feito pelo Partido, desde o último Congresso Ordinário, realizado em 7 de Dezembro de 2009, está recheado de realizações, iniciativas e factos políticos positivos em prol da Nação, que confirmam a sua capacidade e empenho, na resolução dos problemas nacionais”.

    O Camarada Presidente realçou que “na base das orientações do VI Congresso, o Partido concluiu o processo de transferência das suas Organizações de Base, dos centros de trabalho para os locais de residência, onde organizou os Comités de Acção, restabeleceu o ritmo de formação militante, de educação política e ideológica e tomou as medidas necessárias para aperfeiçoar a sua organização e funcionamento global”.

    Ressaltou, ainda, “o papel desenvolvido, para o reforço da coesão interna e a unidade de acção, sem prejuízo para a diversidade de opinião e ideias expressas, em conformidade com os Programas e Estatutos do Partido”.

    O Camarada Presidente considerou que “o MPLA reafirmou o seu carácter de Partido de esquerda não radical e a sua determinação de continuar a dar passos, no sentido de aprofundar a democracia interna, pois só um Partido fundado em princípios democráticos pode promover a democratização da sociedade em que está inserido e a construção do Estado democrático de direito”.

    Relativamente ao processo de democratização em curso no País, destacou “a participação construtiva do MPLA, através de campanhas para a organização da Sociedade Civil, para a resolução dos problemas do povo e a afirmação de Angola, como Nação unida e soberana, que almeja a prosperidade para todos”.

    Sobre o processo de reconstrução nacional pós-conflito, em fase de conclusão, referiu, que “este lançou as bases para promover o desenvolvimento económico e social e o bem-estar das populações, estando a Moção de Estratégia do Líder, aprovada no VI Congresso Ordinário, a ser escrupulosamente aplicada”.

    Passados quase dois anos e meio, o Camarada Presidente referiu que “existe um processo de continuidade na execução da Moção de Estratégia, que regista um balanço positivo, tendo referido a alocação de mais recursos destinados às zonas rurais e periferia e à melhoria de vida das famílias, sublinhando a importância de redobrarmos os esforços para garantir a aplicação satisfatória desta directiva”.

    Sobre a redução da pobreza, o Camarada Presidente destacou a necessidade de “continuarmos a combater, com firmeza, a pobreza e a tomar medidas para melhorar a taxa de desenvolvimento humano, promover a educação moral e cívica e a participação dos cidadãos na resolução dos problemas gerais”.

    Neste âmbito, ressaltou “as tarefas que o Governo está a executar, para atingir os seus objectivos, designadamente: os Programas Pró-Ajuda (Ajuda pelo Trabalho) e o Cartão Kikuia, Papagro,a reabilitação das vias terciárias, a municipalização dos serviços de Saúde e de Educação,a criação de condições para integrar, no sistema de Ensino, todas as crianças em idade escolar e a implementação do Plano de Formação e Qualificação dos Quadros Médios e Superiores e de formação técnico-profissional básica”.

    Após uma exaustiva e profunda discussão, o Comité Central apreciou e aprovou os documentos a submeter ao V Congresso Extraordinário do MPLA, designadamente:

    O Relatório do Comité Central ao V Congresso Extraordinário do MPLA;

    O Relatório Final sobre o Movimento de Revitalização dos Comités de Acção do Partido;

    O Relatório sobre o Processo Orgânico do V Congresso Extraordinário;

    As Teses:

    O Melhoramento da Vida Interna e Maior Inserção do MPLA na Sociedade;

    O MPLA e os Desafios Político-Eleitorais;

    Proposta de Ajustamento aos Estatutos do MPLA.

    O Comité Central apreciou e aprovou o Plano Geral de Actividades para 2015 e aprovou as linhas de força para a elaboração do Orçamento do Partido para 2015.

    O Comité Central enalteceu a mensagem sobre o Estado da Nação, proferida pelo Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, na abertura do III Ano Legislativo da III Legislatura da Assembleia Nacional, na qual realçou o empenho do Executivo para a estabilidade política, social e macroeconómica, factores que contribuíram para que cerca da metade da população de Angola saísse do limiar da pobreza absoluta.

    O Comité Central exaltou o Executivo pelos resultados preliminares alcançados no Censo Geral da População e Habitação, constituindo uma boa base para formular a Política de População e a Política Nacional de Ordenamento e Desenvolvimento do Território, que visam alcançar os objectivos do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017.

    O Comité Central congratulou-se com a implementação dos Programas Municipais Integrados de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, com particular realce para o Programa Ajuda pelo Trabalho (PROAJUDA) e cartão KIKUA, como um importante programa de inclusão económica, de apoio às populações mais vulneráveis, tendo recomendado que este abranja o maior número possível de famílias carenciadas.

    De igual modo, o Comité Central constatou, com satisfação, os progressos alcançados no âmbito da implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017, com destaque para as acções que visam a melhoria do bem-estar social do povo angolano.

    O Comité Central encorajou o Executivo a prosseguir os esforços para a diversificação da economia e registou, com agrado, o reconhecimento, pelas organizações internacionais, de redução da taxa de pobreza no meio rural.

    O Comité Central regozijou-se pela eleição da República de Angola a Membro Não-Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para o período 2015-2016.

    O Comité Central saudou a JMPLA pela realização do seu VII Congresso Ordinário, a reeleição do seu Primeiro-Secretário e a eleição do Comité Nacional, exortando-a a reforçar a influência da linha política do MPLA no seio da juventude.

    Com vista aaumentar o conhecimento sobre o Vírus Ébola e maior envolvimento da comunidade na vigilância epidemiológica, o Comité Central exortou a participação activa dos dirigentes, dos responsáveis, dos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, no amplo movimento de sensibilização da população em curso, dando atenção aos fluxos migratórios e à movimentação de bens nas zonas fronteiriças.

    O Comité Central lamenta o passamento físico do Dr. Michael Sata, Presidente da Zâmbia e solidariza-se com o povo zambiano, nesse momento de dor e de luto.

    O Comité Central felicitou a FRELIMO e o seu candidato, Filipe Jacinto Nyusi, pelos resultados alcançados nas eleições provinciais, legislativas e presidenciais de 2014 e, de igual modo, saudou a Senhora Dilma Roussef, pela sua reeleição a Presidente da República Federativa do Brasil.

    Pela comemoração do 11 de Novembro, o Comité Central felicita o Povo Angolano pelo 39º Aniversário da Independência Nacional e exorta a sua participação calorosa nas festividades, reafirmando o seu compromisso com a preservação e consolidação das conquistas já alcançadas, em especial a Paz.

     

    MPLA — REVITALIZAR AS ESTRUTURAS PARA FORTALECER O PARTIDO

    PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

    A LUTA CONTINUA.

    A VITÓRIA É CERTA.

     

    Luanda, 7 de Novembro de 2014

     

    O COMITÉ CENTRAL DO MPLA.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema