Domingo, Abril 28, 2024
12.3 C
Lisboa
More

    MPLA pede paciência na resolução dos problemas sociais

    O presidente do grupo parlamentar do MPLA, Américo Kwononoka, declarou, nesta quinta-feira, em Luanda, que a institucionalização das autarquias em Angola “não vai resolver todos os problemas” de imediato.

    Em declarações à imprensa, no final da conferência dos presidentes dos grupos parlamentares, informa Angop, Américo Kwononoka avançou que nos primeiros meses haverá dificuldades, pelo que apelou os cidadãos a terem paciência.

    Ainda assim, saudou os avanços do parlamento na discussão do pacote autárquico, sublinhando que o mesmo comporta 10 diplomas.

    A vice-presidente do grupo parlamentar da Unita, Albertina Navita Ngolo, afirmou que o seu partido continua a defender a realização das autarquias em todos os municípios, ao contrário do ponto de vista defendido pelo MPLA.

    Relativamente a tutela administrativa, destacou o consenso alcançado neste domínio, defendendo que o Governo Central tenha como fiscalizador o cumprimento da legalidade nas acções das autarquias locais.

    Outros pontos de vista

    O presidente da FNLA, Lucas Ngonda, considera prioritária a aprovação dos diplomas legislativos para a implementação das autarquias locais no país.

    Por seu turno, o presidente do PRS, Benedito Daniel, destacou o trabalho desenvolvido para aprovação do pacote legislativo, fundamental para a organização e funcionamento das autarquias.

    Entretanto, André Alexandre Sebastião, da Casa-CE, destacou a necessidade de consenso para que se implemente no país a descentralização do poder, com vista a dar maiores oportunidades e exercício de cidadania aos cidadãos, no âmbito de um estado democrático e de direito.

    Na visão da Casa-CE, o principal ponto de atrito é a flagrante tendência da implementação das autarquias de forma graduais.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema