Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Moçambique: Liga dos Combatentes admite dificuldade de identificação de ex-militares para pagamento de pensão

    A Liga dos Combatentes portuguesa defende o pagamento de pensão de sangue e invalidez aos ex-militares moçambicanos que lutaram por Portugal na antiga colónia, mas reconhece a dificuldade na identificação dos potenciais beneficiários.

    Em entrevista à Lusa, o vice-presidente da Liga dos Combatentes de Portugal, general Fernando Aguda, afirmou que a sua associação sempre considerou necessário que Portugal indemnize o grupo de militares africanos que lutou em defesa do regime colonial contra os antigos movimentos de libertação em cada país.

    Contudo, o general Fernando Aguda assinalou que as autoridades portuguesas, hoje, têm alguma dificuldade em ressarcir os veteranos de guerra por falta de documentos que comprovem a sua participação na luta.

    Segundo o responsável, só em Moçambique, cerca de “450 mil homens combateram por Portugal” durante a guerra colonial travada entre o regime português e a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), de 1964 a 1974, mas o Governo português tem o registo de “apenas 88 mil”.

    “Torna-se um bocado ingrato pagar uns e não pagar outros”, considerou o general Fernando Aguda, referindo que, do total dos requerimentos enviados pelos ex-militares moçambicanos a Portugal, somente “15 mil” chegaram às mãos do Governo português, depois da independência de Moçambique.

    Os restantes processos individuais foram coletados durante o período de guerra pelas antigas unidades de comando militar português, no entanto “muitos processos ficaram em Moçambique”, afirmou.

    A Liga dos Combatentes de Portugal estima que, nas zonas centro e norte de Moçambique, 1.414 militares da tropa portuguesa morreram durante os 10 anos de luta colonial, incluindo alguns da antiga Metrópole e Ultramar, ex-província de Moçambique.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema