Quarta-feira, Maio 8, 2024
27.5 C
Lisboa
More

    Ministério da ciência quer identificar outros eventos internacionais de mostras tecnológicas

    (Angop)
    (Angop)

    Luanda – A ministra da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, informou hoje (segunda-feira), em Luanda, que o seu pelouro está a trabalhar para identificar outros eventos internacionais a fim de continuar a divulgar o que de melhor se faz em matéria de ciência, tecnologia e inovação no país.

    Maria Cândida Teixeira prestou esta informação durante um almoço de confraternização com os inventores e criadores angolanos pelos feitos alcançados na Feira Internacional de Ideias, Inovações e Novos Produtos
    (IENA2013), que decorreu de 31 de Outubro a 4 de Novembro último, em Nuremberga, (Alemanha).
    De acordo com a ministra, para melhor preparar estas participações, em 2014, serão realizadas antecâmaras em todas as províncias do país, visando também promover a cultura científica e a transferência de tecnologia.

    Nesta senda, acrescentou, vai-se promover o empreendedorismo de base tecnológica, os concursos sobre protótipos e modelos industriais orientados para o reforço de capacidades das instituições de ensino, investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação.

    Por outro lado, apontou a dinamização do concurso Inovar Angola no Sistema Produtivo Angolano, dirigido às empresas. No primeiro ano, abrangerá 40 instituições de ensino e 60 pequenas e médias empresas que desenvolvem actividades em Angola.
    Segundo a governante, serão intensificados os incentivos com vista a equidade no género no sentido de aumentar os baixos indicadores ao nível das mulheres envolvidas em actividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação.
    Na edição da Feira Internacional de Ideias, Inovações e Novos Produtos (IENA2013), a comissão angolana arrebatou nove medalhas. O inventor angolano Inácio Augusto Simão conquistou uma medalha de ouro, com o
    software de tradução gestual para verbos e sons em línguas.

    O coordenador do grupo, Gabriel Luís Miguel, foi  distinguido com uma medalha também de ouro e um diploma de mérito pelo empenho e o suporte que o Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT) tem dado aos inventores em
    Angola.

    Na senda das distinções, o inventor Inácio Augusto Simão foi agraciado com a medalha de prata por ter apresentado um suporte de velas que faz a reciclagem da cera e igualmente medalha de prata para o inventor Ricardo Figueiredo, com a máquina de limpar janelas automáticas.

    Os outros agraciados com prata e diploma de mérito foram os inventores Mpanda Makâmbua, com a concepção de material didáctico, a partir de materiais de recuperação para o ensino da óptica geométrica, e Hélder Silva pelo conjunto de 10 obras apresentadas.

    Para as medalhas de bronze, num número de três, estão os inventores Mavi Nguengo, com a geleira inteligente, Adilson Octávio da Costa, com o sistema nacional de pagamento por impressão digital e o Mabiala Damasco, com
    o aparelho para tratamento dental.

    O aparelho para tratamento dental proporcionou ainda ao inventor Mabiala Damasco uma distinção com um quadro de Leonardo da Vinci e um diploma de mérito, entregues pela Associação Europeia dos Inventores.

    O Ministério da Ciência e Tecnologia tem sob o seu controlo 180 inventores e criadores, dos quais 148 do sexo masculino e 32 do sexo feminino, envolvendo estudantes do ensino superior, ensino médio e ensino de base.
    Em relação às áreas de aplicação, 60 porcento trabalham em electrónica e tecnologia de informação e comunicação, 20 porcento em mecânica e os outros em áreas como as artes, biologia e medicina.
    Na totalidade, os inventores, desde 2009, na Feira de IENA, já conquistarem 28 medalhas, das quais quatro de ouro, 10 de prata e 14 de bronze.

    Oitenta e três porcento dos inventores residem em Luanda e os restantes  encontram-se nas províncias de Benguela, Lunda Sul, Cabinda, Namibe, Huambo, Uíge, Kwanza Norte e Cunene. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE vai usar 3 mil milhões de euros de lucros de ativos russos para ajudar Ucrânia

    Os representantes diplomáticos dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram a acordo, quarta-feira, para usar parte dos lucros...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema