Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Mais de 50 pessoas morreram devido às chuvas

    Cinquenta e quatro pessoas morreram e mais de 450 ficaram feridas em Angola, nos últimos dias, em consequência das chuvas, revelou, esta sexta-feira, ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado.

    Segundo o governante, que fazia o balanço dos danos causados pelas intempéries dos últimos dias, os números apresentados são preliminares e com consequências incalculáveis.

    As fortes quedas pluviométricas registads nos últimos 30 dias, que têm afectado todo o território nacional, já afectaram cerca de 44 mil pessoas e mais de quatro mil e 380 residências ficaram danificadas em Luanda.

    Referiu que as principais causas são as vulnerabilidades económicas e sociais das populações, o grande grau de exposição ao risco, a ocupação desordenada dos solos, a multi-defiências das infra-estruras urbanas e a inobsevância dos códigos de construção de habitações.

    Informou que para além das medidas para mitigar a situação, o Executivo vai desencorajar as pessoas que, por desobediência administrativa, continuam a colocar as suas vidas em perigo.

    Disse que as administrações municipais estão a trabalhar para abrigar os sinistrados em lugar seguro.

    Plano de contigência

    Francisco Furtado admitiu que a situação é crítica e exige a tomada de medidas urgentes, como o plano de contingência em preparação pelo Executivo, para execução já a partir da próxima semana.

    Explicou que no âmbito do referido plano está-se a criar condições para apoiar os sinistrados com chapas, materiais para abrigos, roupas, alimentos e assistência sanitária, entre outros meios. VIC

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema