Domingo, Maio 12, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Lunda Sul: Exército reafirma prontidão na defesa da pátria

    O Comando da Região Militar Leste das Forças Armadas Angolanas (FAA) que compreende as províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico, reafirmou sábado, em Saurimo, estar em prontidão para responderem qualquer eventualidade que venha colocar em causa a integridade territorial e as conquistas democráticas já alcançadas em Angola.

    A reafirmação foi feita na mensagem de felicitação do comandante da Região Militar Leste, tenente general João Serafim Kiteculo, para os efectivos, no acto regional das comemorações do 25º aniversário da criação do exército angolano, decorrido sob o lema’’ Exercito 25 anos de Luta e gloria, por uma Angola em paz, unida e desenvolvida’’.

    Sublinhou que os actuais e complexos desafios exige de todos os militares um total engajamento nas tarefas atinentes a reorganização e reestruturação das unidades, tornando-os capazes de responder e cumprir com zelo, patriotismo e prontidão, todas as tarefas que visam a defesa cerrada do território nacional.

    Acrescentou que o clima de paz que o país vive constitui um indubitável resultado de um longo e pesado período de luta, com enormes sacrifícios, entretanto, apesar desta realidade irreversível, África, continente em que Angola esta inserido, continua ainda a ser fértil em cenários de conflitos de natureza étnica e militar, daí a necessidade das tropas estarem cada vez mais vigilantes e prontos.

    “ O 17 de Dezembro deve servir de uma verdadeira jornada de reafirmação, da lealdade e prontidão, para o cabal cumprimento do sagrado dever de garantir firmemente a defesa do espaço territorial, a incondicional disponibilidade em contribuir no reforço da consolidação da paz, unidade, democracia e reconciliação nacional”, sublinhou.

    Para tal, solicitou o engajamento responsável dos militares no cumprimento dos programas contidos nas indicações metodológicas e de organização, que passa pela preparação operativa, combativa e educativo patriótico, tornando imperioso, a preparação dos quadros, das tropas e de um modo geral das unidades, com vista a garantia da execução oportuna e eficiente das missões atribuídas.

    Disse que o exército continuará engajado nas acções em curso, relacionadas ao reforço da disciplina militar, elevação da consciência jurídica e cívica dos efectivos da região militar leste, com vista a consolidar os valores morais, cívicos e deontológicos da instituição militar.

    Por outro lado, o oficial superior das FAA disse que tendo em conta as eleições gerais de 2017 o exército é chamada a assumir o papel que lhe cabe, no asseguramento da mesma, por formas a que decorram num clima de paz, tranquilidade, tolerância e de harmonia.

    O acto regional dos 25 anos da criação do Exercito Angola decorreu na 31 brigada de infantaria na localidade de Namwana, a 20 quilómetros da cidade de Saurimo, onde estiveram presentes no acto o comandante da 3ª Divisão de Infantaria da Região Militar Leste, António Soares, representante da Força Aérea Nacional na Lunda Sul, da Policia Nacional, oficias superiores, subalternos, sargentos, praças e trabalhadores civis. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Suíça vence festival de música Eurovision

    A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção “The Code” de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema