Segunda-feira, Maio 20, 2024
18 C
Lisboa
More

    Instituto prepara formadores no Huambo

    Um total de 33 jovens do Huambo, Bié e Kuando-Kubango beneficiaram de um curso de formadores destinado a agentes e responsáveis das administrações municipais da região centro, promovido pelo Instituto de Formação de Administração Local (IFAL) do Huambo.
    Durante o curso, com a duração de um mês, os formandos frequentaram vários módulos entre os quais o “Sistema de formação e o papel do formador”, o “Processo de ensino e aprendizagem do adulto”, “Métodos e técnicas pedagógicas”, “Liderança e gestão de equipas”, “Recursos audiovisuais, “Suportes didácticos”, “Metodologia participativa”, “Planificação e avaliação da formação” e “Simulação pedagógica”.
    O director do Instituto de Formação de Administração Local, João Piedade, disse que o objectivo da formação é expandir e melhorar os serviços e os métodos de trabalho em todas as províncias, dar autonomia às realizações das acções regionais, diagnosticar melhor as necessidades das províncias, aumentar a qualidade e capacidade das administrações locais e atrair investimentos para a redução da pobreza.
    João Piedade afirmou que os formadores vão contribuir nos domínios económico, jurídicos comportamental e administrativo. “O Instituto de Formação de Administração Local vai continuar a receber os interessados que queiram candidatar-se a um a bolsa de formadores”,disse. No quadro da nova estratégia, o Instituto de Formação de Administração Local definiu para os próximos quatro anos a regionalização dos cursos de curta duração. O primeiro realizou-se na província do Huambo.
    Esta estratégia implica a adopção de novas regras de programação a partir de 2013 e para o início do processo de regionalização foram consideradas as províncias de Luanda, Kuanza-Sul, Benguela, Huambo, Kuando Kubango, Bié, Lunda-Norte, Lunda- Sul e Moxico. João Piedade assegurou que no próximo mês de Fevereiro o Instituto de Formação de Administração Local vai ministrar dez cursos por semana e abrir centros para desenvolver acções de formação. “Em Cabinda, Uíge, Zaire, Bengo, Kwanza-Norte, Malange, Huíla, Namibe e Cunene são ministrados também dez cursos em cada município”, disse João Piedade.
    A formação promovida pelo Instituto de Formação de Administração Local foi financiada pela Agência Espanhola para o Desenvolvimento.
    O vice-governador do Huambo para o sector económico, Francisco Fato, realçou a importância da formação e disse que vai contribuir significativamente para o desenvolvimento do país e proporcionar mais qualidade dos funcionários dos municípios. (jornaldeangola.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema