Segunda-feira, Maio 13, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    Huíla: Munícipes do Lubango ansiosos com início das Festas da Senhora do Monte

    Lubango – Habitantes da cidade do Lubango manifestaram-se hoje, sábado, ansiosos com a abertura, esta tarde, da XXVIII Edição das Festas da Nossa Senhora do Monte, evento que movimenta, durante o mês de Agosto, a “Cidade do Cristo Rei” e trás consigo mais de cem mil visitantes.

    Huíla: Complexo turístico e desportivo da Nossa Senhora do Monte (Foto: Morais Silva)
    Huíla: Complexo turístico e desportivo da Nossa Senhora do Monte (Foto: Morais Silva)

    Em declarações à Angop, Tema Nawape, feirante no complexo da Senhora do Monte, afirmou que a ansiedade é grande, até porque é neste período que aproveita para ganhar algum dinheiro extra, com a barraca montada na zona.

    Considerou que pelo aparato montado, este ano será melhor que o anterior, até porque foi aprumado o local onde estão montadas as mais de cem barracas.

    Maria Alice Gouveia, igualmente feirante, diz-se feliz, não só pelo novo cenário criado, o que pode incentivar que mais pessoas visitem a feira, como também pela iluminação que agora é mais abrangente, o que torna o perímetro mais seguro.

    Considerou que apesar da zona estar “infestada” de restaurantes, não teme pelo seu negócio, até porque todos anos é assim e já tem clientes de confiança.

    Edilson do Carmo, estudante de 22 anos, afirmou que este é o melhor mês para se visitar Lubango, pois cruzam-se no recinto de festas muitas pessoas que andam ausentes da província por vários motivos.

    Para ele, a ansiedade na véspera é sempre grande, porque as Festas da Senhora do Monte dão alegria e proporcionam novas amizades.

    A abertura oficial do evento que encerra no dia 31 deste mês será as 16 horas com o discurso do governador Marcelino Tyipinge e do Arcebispo do Lubango, dom Gabriel Mbilingui. O evento preparado com pompa, deve reunir mais de 200 convidados.

    As Festas da Nossa Senhora do Monte começaram a ser celebradas em 1901, uma réplica das de Madeira, Portugal, a terra dos colonos que se basearam na região. A 15 de Agosto de 1902, ainda com a capela em construção, o pároco celebrou a missa campal na esplanada, diante de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, levada da paróquia.

    Concluída a construção da capelinha, com a imagem de Nossa Senhora do Monte adquirida no Porto (Portugal) instalada no altar, foi abençoada em 14 de Agosto de 1903 pelo padre José Martins, em representação do Bispo de Angola e Congo.

    Mas, só no dia seguinte, com certa solenidade, se celebraram as Festas de Nossa Senhora do Monte com actos religiosos junto à capelinha. A partir desta data todos os anos, no dia 15 de Agosto, a população do Lubango e arredores sobe à capelinha de Nossa Senhora do Monte para celebrar a romaria que se tornou tradicional. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema