Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Huíla: Governante reafirma construção de novas infraestruturas sanitárias no país

    Lubango, 25/10 – O Governo vai continuar a construir novas infra-estruturas hospitalares, visando aumentar os serviços de saúde para a melhoria e qualidade de atendimento aos utentes em todo o país, assegurou hoje, sexta-feira, no Lubango, Huíla, o ministro da Saúde, José Van-Dúnem.

    Ministro da Saúde, José Van-Dúnem (Foto: Antonio Escrivao)
    Ministro da Saúde, José Van-Dúnem (Foto: Antonio Escrivao)

    O governante fez esta afirmação aos jornalistas após ter concluído a visita a Maternidade Central do Lubango “Irene Neto”, a Pediatria “Pioneiro Zeca”, o Sanatório e ao armazém regional de medicamentos, ainda em construção na nova centralidade da Eywa, arredores desta urbe.

    O titular da pasta da Saúde disse que nos próximos cinco anos e de acordo com o Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário estão previstas a construção e reabilitação de vários hospitais municipais, centros e postos de saúde, bem como unidades móveis em 165 municípios do país.

    Segundo o ministro, a par do crescimento e alargamento das infraestruturas sanitárias, o Executivo prevê aumentar o número de médicos, técnicos médios e superiores de enfermagem para reforçar o sector e torná-lo mais humanizado.

    Quanto a rede sanitária da Huíla, o ministro disse que a situação é preocupante, por isso defendeu a pertinência da conclusão, a médio prazo, dos dois hospitais em construção de raiz na nova centralidade da Eywa (Pediatria e Maternidade), para desafogar o fluxo nos que existem.

    Acredita que este quadro poderá ser ultrapassado com o aumento de mais infraestruturas hospitalares que a província da Huíla vai levar a cabo nos próximos anos, através do Programa de Combate à Pobreza e de Investimentos Públicos (PDRCP) e (PIP).

    Para além da visita efectuada às principais unidades sanitárias desta cidade, José Van-Dúnem encerrou as quintas Jornadas Científicas da Faculdade de Medicina, da Universidade Mandume Ya Ndemofayo (UMN). (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema