Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Huambo pode acolher festival literário da zona Sul

    Embora sem precisar datas e local em concreto, o ministro da Cultura Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, anunciou a realização de um festival literário da zona Sul, que visa congregar editores, livreiros e alfarrabistas da região.

    O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, anunciou no Huambo, no domínio do livro e do disco, a promoção de um festival literário da zona Sul, com o objectivo de congregar os ed6+itores, livreiros e alfarrabistas da região Centro e Sul do território nacional.

    Jomo Fortunato falava à margem da visita às obras do Centro Cultural do Huambo, que efectuou na última Segunda-feira, sem, no entanto, referir quando e onde deverá ocorrer o festival. O governante adiantou que a pretensão é dar a conhecer as potencialidades e os títulos bibliográficos referenciados da literatura da zona Sul.

    “Queremos aqui anunciar, no domínio do livro e do disco, a realização de um festival literário da zona Sul, que vai congregar editores, livreiros e alfarrabistas nacionais, num espaço que ainda não sabemos qual, pode ser em Benguela ou em outra parte, mas vamos torcer que o festival se realize aqui no Huambo”, adiantou.

    Jomo disse ainda que o objectivo é congregar as várias potencialidades no domínio da literatura da zona Sul e que não são muito conhecidos. A ideia deste festival é de convidar, igualmente, escritores estrangeiros, com a realização de sessões de autógrafos, palestras para que se possa conhecer os grandes autores e os títulos bibliográficos referenciados da literatura da zona Sul.

    Obras do Centro Cultural retomam
    Por outro lado, Jomo Fortunato garantiu que há condições para a retoma das obras do Centro Cultural do Huambo iniciadas em 2011, inscritas, à época, no Programa de Investimento Público (PIP) e que paralisaram em 2014, alegadamente por falta de dinheiro.

    Já existe dinheiro para a retoma das obras de execução deste empreendimento o mais rápido possível”, rematou Jomo Fortunato.

    Sem precisar o valor disponível, o ministro disse ser pretensão do Presidente da República concluir com a execução física do Centro Cultural do Huambo até ao mês de Dezembro, tendo, por isso, anunciado o reinício das obras nos próximos dias.

    Para o efeito, Jomo Francisco Fortunato fez saber que o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente está a trabalhar para adequar as capacidades financeiras, em função da realidade actual, para que não se voltem a registar problemas humano decurso da execução das obras.

    Enquanto isso, prometeu reunir-se com o empreiteiro, para que reinicie os trabalhos o mais rápido possível, enquanto sejam tratados os demais procedimentos administrativos para a respectiva cabimentação financeira.

    Sublinhou que o centro poderá transformar-se num espaço de referência para a cultura angolana, pois, além da função inicial, vai, igualmente, permitir a integração do projecto “Somos Cultura e Somos Angola”, de revitalização dos valores culturais.

    O centro
    O centro cultural do Huambo, uma das imponentes obras que surge no centro da cidade, na era pós-independência, possui dois cine-teatros, com um total de 200 lugares, duas salas de conferências, um espaço para apresentação de trabalhos de arte, literatura e música, duas salas para aulas de dança, igual número para artes plásticas e artesanato ,e uma de exposições.

    Possui, igualmente, 11 lojas de especialidades artísticas e culturais, um restaurante, dois cafés e áreas de apoio aos actores e músicos durante as exibições, e igual número de salas para aulas de música.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema