Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Huambo: IV assembleia recomenda mais acções para o respeito à vida humana

    A Organização da Mulher Católica (PROMAICA), reunida na sua IV Assembleia Geral, no Huambo, recomendaram domingo a implementação de mais acções para o respeito à vida humana, sobretudo em relação ao combate contra à prática do aborto ilegal na sociedade angolana.

    Huambo:INSTANTÂNEO DO ENCERRAMENTO DA ASSEMBLEIA DA PROMAICA (Foto: valentino Yequenha)
    Huambo:INSTANTÂNEO DO ENCERRAMENTO DA ASSEMBLEIA DA PROMAICA (Foto: valentino Yequenha)

    A recomendação vem expressa no comunicado final saído no encontro decorrido de 27 a 31 deste mês, sob o lema, “ Mulher de ti depende o progresso da humanidade”, no qual os participantes condenam todos os mecanismos de mutilação da vida humana.

    Para as mulheres da PROMAICA, o conceito de vida nos dias de hoje tem sido encarada como uma questão relativa, submetida aos mais variados mecanismos que a colocam em causa, por isso, realçam a necessidade de se tomar cada vez mais consciência sobre a gravidade de tais actos.

    No mesmo documento, orientaram todas as arquidioceses e dioceses a reforçaram as campanhas de sensibilização, através de palestras e programas nos meios de difusão massiva, no sentido de desencorajar tal pratica e promover o resgate dos valores morais e cívicos, assentes na fraternidade, solidariedade, dialogo, respeito, amor e santidade.

    “Angola tornou-se num palco dos vários conceitos de fé, de religiões e consumismo religioso. Ante esta realidade, alertamos as mulheres e a sociedade, em geral, sobre os perigos de ordem familiar e pessoal que estas crenças podem acarretar”, lê-se no documento.

    Na sua homilia durante a missa de encerramento, o bispo da diocese do Luena, presidente da mesa geral da PROMAICA, Dom Jesus Tirso Blanco, instou as mulheres católicas a reavivarem a sua fé em Jesus Cristo e serem promotoras de boas acções para o desenvolvimento da sociedade.

    Falando para mais 300 fiéis católicos que acorreram ao Pavilhão Gino-Desportivo Osvaldo Serra Van-Dúnen, o religioso disse que tomar consciência do pecado e renunciá-lo deve ser o principal exercício do cristão.

    A Assembleia da PROMAICA contou com a participação de 181 membros idos de todas as arquidioceses do país. No decorrer do encontro foram debatidos temas como, “a defesa da vida” e “firmeza na fé e os novos desafios”.

    A Assembleia ratificou e propôs ainda algumas alterações ao estatuto da organização, para adequá-lo à realidade actuais, que serão submetidas, para aprovação, à Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, (CEAST). (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema