Segunda-feira, Maio 27, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Guiné-Bissau: Partidos e autoridades aceitam prolongamento do período de transição

    (Foto: D.R.)
    (Foto: D.R.)

    Bissau – Os partidos políticos da Guiné-Bissau e o presidente guineense de transição, Serifo Nhamadjo, aprovaram ontem no parlamento uma proposta de prorrogação do período de transição até à posse de novos órgãos eleitos.

    Depois do golpe de estado de Abril de 2012, foi definido um período de transição com a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) que devia terminar a 31 de Dezembro com a realização de eleições gerais.

    No entanto, o escrutínio que estava marcado para 24 de Novembro foi adiado, fazendo com que a transição seja prolongada.

    O país vai ter eleições gerais (presidenciais e legislativas) a 16 de Março e só com a tomada de posse de um parlamento, presidente e governo eleitos é que deverá terminar oficialmente o período de transição, segundo ficou hoje acordado.

    Após a reunião com os partidos, na presença de chefes militares e líderes de organizações da sociedade civil, o presidente de transição, Serifo Nhamadjo, disse à agência Lusa que as partes concordaram em não fixar uma data exacta para o fim da transição.

    “A esmagadora maioria considera que se deve limitar o enquadramento legal (do fim do período de transição) até à tomada dos órgãos eleitos, isto é, não fixar uma data”, observou Nhamadjo.

    O presidente guineense entende que fixar uma nova data com precisão “poderia complicar” o andamento do processo rumo ao retorno constitucional.

    Serifo Nhamadjo disse ter ficado satisfeito pela “colaboração e compreensão” dos partidos, restando agora produzir um documento que terá de ser aprovado pelos deputados para depois ser depositado no Supremo Tribunal de Justiça.

    De seguida, o documento deverá ser apresentado à CEDEAO e demais parceiros internacionais do país, como resultado do novo consenso nacional sobre o período de transição. (inforpress.publ.cv/Lusa) 

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Palestinianos acusam Israel de “massacre” em ataques a deslocados em Rafah

    De acordo com as autoridades do Hamas, pelo menos 45 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no bombardeamento israelita...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema