Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Guiné-Bissau: 4 mortos e vários feridos em Nhoma em confrontos pela posse da terra

    Pelo menos quatro pessoas morreram nesta terça-feira, 29 de dezembro e várias ficaram feridas, em Nhoma, no centro da Guiné-Bissau, na sequência de confrontos pela posse de “bolanhas” em campos de cultivo do arroz. O Governo está neste momento em peso nas localidades onde ocorreram os confrontos.

    Há muito que se sabe que as comunidades de Yunkun e Thun, em Nhoma, no centro da Guiné-Bissau não se entendem.

    Nhoma é uma localidade situada a 25 quilómetros de Bissau e a causa dos desentendimentos tem sido a posse de bolanhas, porções de terra em campos de cultivo do arroz.

    Esta terça-feira, 29 de dezembro, os camponeses das duas comunidades envolveram-se em confrontos violentos, provocando a intervenção das forças da ordem e posteriormente o reforço do batalhão das Forças Armadas em Cumeré, o que resultou em pelo menos quatro mortos, várias feridos, alguns em estado grave, muitos camponeses das duas comunidades foram detidos e transferidos para as celas da segunda Esquadra em Bissau.

    O secretário de Estado da Ordem Pública na Guiné-Bissau, Mário Fambé lamenta as mortes, mas também condena o comportamento dos líderes tradicionais das duas comunidades, lembrando que em setembro passado, ele mesmo propôs que se aguardasse por uma solução definitiva ao diferendo.

    O Governo estava entretanto a analisar a melhor forma de acabar com um conflito que dura há muitos anos.

    Vários membros do Governo deslocaram-se ao local para tentar serenar os ânimos e a polícia montou nas duas comunidades um forte dispositivo de segurança.

    O Governo está a estudar medidas duras para responsabilizar os autores materiais e morais dos confrontos.

    A lei da terra existe formalmente desde 2019 e determina que o Estado é o único detentor das terras na Guiné-Bissau, mas a posse de terra e de bolanhas tem sido o motivo principal de conflitos entre camponeses de várias comunidades um pouco por toda a parte na Guiné-Bissau.

    Em meados de agosto e setembro deste ano, as mesmas comunidades envolveram-se em disputas violentas, pela posse de terra, que na altura resultaram em ferimentos.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema