Segunda-feira, Maio 27, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Governo anuncia o fim das regiões académicas

    A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, anunciou, ontem, no Parlamento, que as oito regiões académicas vão deixar de existir, por não colherem os frutos que se pretendiam.

    De acordo com o JA, as regiões académicas vão deixar de existir por não colherem os frutos que se pretendia, anunciou ontem, no Parlamento, a ministra do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo.

    Maria do Rosário Bragança Sambo, que respondia às preocupações dos deputados, garantiu que o sector tem concluída uma proposta para reformulação das regiões académicas e reorganização da rede de instituições do ensino superior.

    A proposta, segundo a ministra, foi amplamente discutida com as instituições de ensino superior e foi já remetida aos governadores provinciais.

    A ideia, esclareceu, é a racionalização dos recursos destinados ao ensino superior. “Há instituições que vão deixar de existir e vão ser fundidas para que as verbas possam ser usadas de forma mais racional”, afirmou.

    A responsável lamentou o facto de algumas instituições de ensino superior contarem apenas com um curso e algumas não terem docentes próprios e dependerem da cooperação cubana, o que considerou “extremamente oneroso”. “Temos instituições de ensino superior que foram criadas e têm apenas um curso e chegamos ao ridículo de ter instituições onde existem três funcionários para a área de Recursos Humanos.

    Ao fundirmos estaremos a propiciar uma melhoria de gestão de recursos”, sublinhou.
    Maria do Rosário Bragança Sambo explicou que a expansão que houve no ensino superior não foi acompanhada pelo devido aprovisionamento em meios.

    A ministra disse que no Orçamento Revisto o sector regista uma redução de cerca de três por cento em relação à proposta inicial. Cerca de 48 por cento do valor total está alocado à formação, quer para os programas de bolsas de estudo internas e externas, quer para o programa de envio de 300 licenciados para as melhores universidades do mundo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Reunião do G-7 critica abertamente as práticas comerciais da China e ameaça tomar medidas coercivas

    O envolvimento da China no sistema de comércio global foi duramente criticado pelos Ministros de Finanças do Grupo dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema