Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Governador quer estender formação de pescadores

    (Amgop)
    (Amgop)

    Dondo – O governador da província do Kwanza Norte, Henriques Júnior, considerou segunda-feira, no Dondo, a necessidade de se estender a formação dos pescadores da comunidade da lagoa do Ngolome a pessoas de outras zonas da província no sentido de aprenderem formas mais rentáveis de captura de pescado.

    Henriques Júnior, que fez esta afirmação durante um encontro que manteve com a consultora internacional da  Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Yvett Ouadi, disse que se a formação for estendida a outras comunidades poderá haver uma actividade de pesca mais sustentada.

    “Angola tem uma costa marítima de 1.650 km, mas, ainda assim, estamos a enveredar por uma pesca continental. É um ponto que devemos realçar”, considerou o governante.

    Reconheceu que o apoio prestado pela FAO ao país data de longos anos, e neste momento estão novamente presentes para ajudar a aproveitar o potencial existente na lagoa do Ngolome .

    Segundo referiu, o projecto de vulgarização de técnicas pós captura que está a ser implementado na comunidade de Ngolome vai permitir o surgimento de outras actividades, ajudar a melhorar o processamento e qualidade do pescado, uma dieta em melhores condições higiénico–sanitárias e a melhoria de vida da população.

    Por seu lado, a consultora da FAO referiu que o projecto vai contribuir para segurança alimentar e se houver êxitos vai se expandir para outras localidades.

    “Angola é um país raro e será um grande exemplo para os países fronteiriços quando o projecto se concretizar”, disse.

    Quinta-feira, a consultora tem previsto um encontro com o director do instituto de geodesia e cartografia e visitas ao laboratório de tecnologia de pescado e do controlo de qualidade. Está igualmente prevista a apresentação dos aspectos técnicos para a preparação do projecto de mapeamento das zonas para o desenvolvimento da aquicultura em Angola.

    O projecto de desenvolvimento da pesca artesanal, é uma iniciativa do Instituto Pesqueiro de Angola (IPA), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Alimentação (FAO).

    A comunidade da lagoa do Ngolome, bairro do Saraiva, com 130 pescadores possui 940 habitantes que se dedicam a pesca e a agricultura. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema