Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Geologia e Minas quer investidores

    Diamtes-macauhub.16.1.2012.470Mais de 60 projectos para a exploração de Ouro, Cobre, Salgema, sodalite, urânio, platina, niquel e barite encontram-se em promoção no Ministério da Geologia e Minas, com o objectivo estratégico de diversificar a produção angolana de minerais, aumentar as receitas fiscais e patrimoniais e melhorar as condições de vida da população.
    De acordo com um documento da instituição, o Ministério tem também em promoção projectos para a exploração de metais básicos, pedras semi-preciosas, ferro, magnésio, molibénio e mica.

    Neste momento, as acções do sector da Geologia e Minas estão viradas para a normalização da exploração de inertes, revitalização do subsector de rochas ornamentais e abertura das minas de ferro, ouro, fosfatos e cobre.
    Constituem também acções do momento, a regulamentação do Código Mineiro, regulação do mercado de minerais estratégicos e a disciplina jurídica do mercado de exploraão de inertes.

    O sector desenvolve acções no sentido da criação de um instrumento de fomento e financiamento de projectos mineiros de empresários nacionais, assim como trabalha na garantia do cumprimento das normas de segurança mineira e ambiental e na protecção dos locais de interesse geológico. O Executivo trabalha, ainda, na revitalização de toda a cadeia de diamantes (concessão de novas áreas, prospecção, exploração, lapidação, comercialização, de diamantes brutos e lapidados,) e no incentivo ao surgimento da indústria nacional de joalharia.

    Para a concretização dos objectivos do Executivo, o Ministério da Geologia e Minas vai aplicar o Plano Nacional de Geologia, um instrumento que vai ajudar a ampliar o conhecimento geológico do território nacional e aferir o real potencial mineiro do país.

    O Código Mineiro angolano, em vigor desde Dezembro de 2011, prevê a intervenção pública na comercialização de minerais considerados estratégicos, por via da definição de regras do mercado, garantia da estabilidade e a emissão de certificados de origem. O novo código define como minerais estratégicos os diamantes e os minerais radioactivos, os quais diferem dos não estratégicos pelo grau de raridade, impacto na balança de pagamentos e na economia em geral, bem como pelo acesso e o regime de comercialização. (jornaldeangola.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema