Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    França fecha central nuclear de Fessenheim

    As portas, em Fessenheim, fecharam para sempre. Após 43 anos de serviço, a mais antiga central nuclear francesa, na Alsácia, desligou o segundo e último reactor esta segunda-feira às 16:30h.

    O fecho foi festejado por activistas antinucleares, mas foi um desgosto para os empregados e muitos residentes da região, onde a central era um dos grandes empregadores. O desmantelamento vai começar: primeiro a evacuação do combustível, que pode durar 5 anos, e depois o desmantelamento do local, o que constitui um motivo de preocupação para os activistas ambientais.

    O encerramento de Fessenheim vem no seguimento do desejo de França de reduzir a quota de energia nuclear no cabaz energético dos mais de 70% actualmente para 50% até 2035. Para atingir este objectivo, a EDF visou os reactores mais antigos: 14 devem ser encerrados. Estão distribuídos por oito centrais.

    Antes do encerramento de Fessenheim, havia 58 reactores nucleares em França, de longe o maior número na Europa. Seguem-se Reino Unido (15 reactores), Suécia (8), Espanha, Alemanha e Bélgica (7). É de notar que não existem centrais nucleares em Portugal e Itália saiu da energia nuclear em 1987.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema