24.9 C
Loanda
Terça-feira, Novembro 5, 2024

Formado executivo de coligação na República Democrática do Congo

PARTILHAR

O futuro governo de coligação da República Democrática do Congo (RDC) foi finalmente revelado no domingo à noite, sete meses após a tomada de posse do novo chefe de Estado, Félix Tshisekedi, a 24 de janeiro, escreve o DN que cita a Lusa.

“Aqui está finalmente o executivo. Com o governo instalado, e depois da investidura da Assembleia Nacional, em breve começaremos a trabalhar”, disse à imprensa o primeiro-ministro, Sylvestre Ilunga, nomeado a 20 de maio.

Trata-se de um governo de coligação entre as forças políticas de Tshisekedi, vencedor das eleições presidenciais de 30 de dezembro, e o seu antecessor, Joseph Kabila, que manteve a maioria no Parlamento e nas 26 províncias do maior país da África Subsariana.

Com base no acordo entre as duas partes, 42 elementos seriam colocados pelo movimento opositor de Kabila e 23 pela força de Tshisekedi.

“Esta é uma experiência de coabitação que é a primeira no nosso país”, disse o primeiro-ministro.

As discussões entre as duas forças políticas “levaram tempo”, porque era necessário “esvaziar tudo o que pudesse impedir o funcionamento do governo”, acrescentou Ilunga, sublinhando: “a mudança começa agora”.

O governo compreende “83% de homens e 17% de mulheres”, indicou. “Esta percentagem ainda é fraca, mas tem de se pesar a importância das pastas que foram atribuídas às mulheres”, explicou o primeiro-ministro.

No total, 76,9% dos ministros nunca foram membros do governo antes, “uma inovação importante”, salientou.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

África caminha para mais uma guerra mortífera no Congo, alimentada pela corrida aos minerais essenciais para a transição energética

A África está a caminho de uma repetição de uma guerra que ocorreu entre a República Democrática do Congo...

Cessar-fogo na República Democrática do Congo após conversações mediadas por Angola

Uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da República Democrática do Congo e do Ruanda, mediada por Angola, garantiu...

EUA e Angola em ofensiva pela paz na República Democrática do Congo

Os Estados Unidos e Angola estão envolvidos numa ofensiva diplomática que visa tentar alcançar um cessar fogo durável na...

Tropas ruandesas combateram ao lado dos rebeldes M23 na RDC afirmam peritos da ONU

Cerca de 3.000 a 4.000 soldados ruandeses combatem ao lado do M23 no leste da República Democrática do Congo,...