Segunda-feira, Maio 13, 2024
16 C
Lisboa
More

    Formação de administradores municipais materializa desafios do Governo para com os cidadãos

    Bornito de Sousa (F. Miúdo)
    Bornito de Sousa (F. Miúdo)

    O programa de formação de administradores municipais no país visa a materialização dos desafios do Governo angolano, na perspectiva de melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos cidadãos, considerou hoje, segunda-feira, no Lubango o ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa.

    O governante que discursava na abertura das sétimas jornadas técnicas de formação de quadros dirigida aos administradores municipais das províncias da Huíla, Huambo, Lundas Sul e Norte, Malanje, Moxico e Huíla, no âmbito do plano de desenvolvimento do Governo referente a 2014, numa iniciativa do Instituto de Formação da Administração Local  (IFAL).

    Sublinhou que a estrutura dos cursos do IFAL continuará a assentar na formação inicial, nomeadamente através de introdução ao serviço público para os funcionários recém – admitidos e dirigentes da administração pública, tudo em prol da formação transversal e profissionalizante.

    O ministro destacou o sucesso e a pertinência dos cursos que dependem em grande medida do correcto diagnóstico e das necessidades deste tipo de formação, tarefa que requer um envolvimento mais empenhado e participativo dos governos provinciais e das administrações municipais na identificação das suas prioridades em termos de necessidades e formalidades de formação.

    Neste contexto, reiterou que o ano académico 2014, tal como prescreve o plano de formação do IFAL, vai constituir uma viragem positiva nas esferas do desenvolvimento do país nos mais variados domínios, bem como na reforma e modernização do plano curricular dos cursos ministrados, alargamento da intervenção formativa aos centros regionais desta organização.

    Bornito de Sousa assinalou que a revisão em curso da lei 17/10, de 29 de Julho sobre o funcionamento da administração local do Estado deverá conferir maior dignidade e a exigência à formação dos dirigentes, funcionários e agentes da administração, ao mesmo tempo que a vincula aos critérios de avaliação do desempenho.

    “Este certame visa materializar os desafios do governo angolano liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, segundo a qual, a vida faz-se nos municípios, lema que serviu de fundo a recente feira dos municípios e cidades de Angola e ao fórum dos municípios e cidades de Angola”, sustentou.

    De acordo com o ministro, esta acção visa também criar uma plataforma de acesso a mais de 92 mil diplomas legais sobre Angola desde 1845 e as publicações em papel do manual de estudo e colectânea de legislação através do IFAL, cujo instrumento vai certamente facilitar a formação de um maior funcionamento da actividade pretendida.

    Este evento, que decorre no Instituto Politécnico da Humpata, durante cinco dias vai abordar os termos de referência e contribuições dos parceiros do IFAL para o plano de formação curricular referente a 2014, impacto da implementação on-line do IFAL, assim como proceder a apresentação da nova metodologia de Diagnóstico das Necessidades de Formação (DNF).

    A sexta reunião de género teve lugar em Maio último na província do Moxico.. ()portalangop.co.ao

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema