Domingo, Maio 12, 2024
15.6 C
Lisboa
More

    Fernando da Piedade recebido pelo Presidente português

    O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, foi recebido nesta segunda-feira, em Lisboa, pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, a quem entregou uma mensagem de condolências do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, pela morte do ex-presidente daquele país, Mário Soares.

    Durante a audiência, com duração de cerca de 30 minutos, os interlocutores passaram em revista o estado de relações entre os dois países, que considerou serem “boas”.

    Os dois Estados estão neste momento a trabalhar nas possíveis visitas a Angola do ministro dos Negócios Estrangeiros, do Primeiro-Ministro e do Presidente da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa, respectivamente.

    Em declarações à imprensa sobre a figura de Mário Soares, Fernando da Piedade Dias dos Santos disse que o antigo Presidente “é um homem que já está na história; que se tornou num dos maiores políticos portugueses da segunda metade do século XX”.

    Na sua mensagem, o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, expressa “profunda consternação e exprime, em seu nome pessoal, do governo e do povo angolano, as mais sentidas condolências por essa perda, que abre um vazio difícil de preencher”.

    Posteriormente, Fernando da Piedade Dias dos Santos deslocou-se à sede do Partido Socialista, onde fez entrega, ao presidente deste partido político, Carlos César, de outra mensagem de condolências do Chefe de Estado angolano, dirigida à família de Mário Soares.

    Durante o encontro com o líder socialista, o Presidente da Assembleia Nacional afirmou que “não obstante o que as pessoas dizem, as relações foram sempre de respeito, consideração e solidariedade”.

    Destacou que Mário Soares “foi um homem de luta pela liberdade, e que por mérito próprio já faz parte da história”.

    “O que nos marcou mais foi a solidariedade na luta”, rematou, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

    Já Carlos César destacou a “nobreza e a afectividade do gesto”, tendo salientado que a “família socialista está extremamente sensibilizada com a presença da delegação do Estado angolano”.

    Afirmou que “os povos dos dois países partilham a mesma história”.

    No final dos trabalhos de segunda-feira, o parlamentar angolano foi recebido na Assembleia da República Portuguesa, pelo seu homólogo português, Ferro Rodrigues, tendo ambos abordados aspectos ligados à cooperação parlamentar entre os dois países.

    De acordo com o programa, o dia de hoje esteve reservado à homenagem, no Mosteiro dos Jerónimos, assim como ao funeral no Cemitério dos Prazeres.

    Fazem parte da delegação angolana, chefiada pelo Presidente da Assembleia Nacional, o Secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, a presidente da 3ª Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacionais e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, Exalgina Gambôa, o embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, e o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Neri. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ativistas climáticos pressionam Biden para interromper as exportações de petróleo do novo terminal petrolífero

    Os ativistas climáticos que pressionaram com sucesso o Presidente Joe Biden a suspender as novas exportações de gás natural...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema