Segunda-feira, Maio 13, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Feira dinamiza produção nacional

    A terceira edição da Feira do Artesanato do Dondo realiza-se a partir de sexta-feira e até domingo, no tradicional espaço situado na margem do Rio Kwanza, no município de Cambambe, província do Kwanza-Norte, com a exposição de trabalhos de mais de 200 de criadores nacionais.
    António Fonseca, coordenador da Feira, disse que além da exposição de oleiros, ferreiros, madeireiros e escultores, o espaço conta com uma vasta área para albergar a exposição e venda de livros, de livrarias de Ndalatando e Luanda.
    O coordenador do certame informou que a programação prevê igualmente a exibição de filmes, assinatura de autógrafos de discos e concertos, com a participação de mais de 15 bandas e artistas nacionais.
    Além disso, a Feira vai promover a cultura nacional, o turismo e a actividade económica de um modo geral, com realce para a agricultura e empresas que operam na área, por serem fonte geradora de empregos. Alguns bens agrícolas e utensílios usados para o cultivo e colheita vão estar expostos durante os três dias.
    O programa da feira inclui visitas guiadas e cumpre um roteiro turístico e cultural, de Cambambe à ilha de Ndala Ngombe, no Leito dos Kwanzas, no local onde a rainha Ginga se refugiou quando fugia às tropas portuguesas e alguns imóveis seculares da cidade do Dondo.
    Esta edição tem como propósito a preservação dos locais históricos da província, a recuperação das escolas artísticas tradicionais, como promoção do artesanato, e a criação de fontes de rendimento alternativas para as comunidades.
    A actividade visa promover o turismo, no sentido de valorizar o excursionismo cultural através da divulgação dos monumentos, promover a actividade económica na região e a criação de emprego.

    “A história de Massangano, por exemplo, deve ser difundida, porque foi a primeira capital de Angola durante a ocupação holandesa e o primeiro túmulo de Paulo Dias de Novais”, disse o coordenador da feira do Artesanato do Dondo.
    A abertura oficial da Feira realiza-se na sexta-feira às 15h30, com discursos a serem proferidos pela Ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, e pelo governador da província do Kwanza-Norte, Henrique André Júnior. ss
    A terceira edição da Feira do Artesanato do Dondo abre todos os dias as 9h00 e fecha às 20h00.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema