Domingo, Maio 19, 2024
18.3 C
Lisboa
More

    Exército sul – sudanês perde contacto com seu comandante em Malakal

    (DR)
    (DR)

    Juba – O exército sul – sudanês declarou nesta quarta – feira ter perdido o contacto com as suas tropas na cidade estratégica de Malakal, teatro de combates com a rebelião que reacendeu o conflito em menos de um mês de trégua.

    As forças rebeldes reagrupas ao ex – vice – presidente Riek Machar lançaram terça – feira uma vasta ofensiva sobre a cidade, capital do Estado petrolífero do Alto Nilo (nordeste), quebrando o frágil cessar-fogo que os beligerantes haviam dolorosamente concluído na capital etíope, Addis Abeba final de Janeiro.

    A rebelião que combate o exército fiel ao presidente Salva Kiir diz controlar Malakal, mas a situação continua confusa.

    “Não tenho nenhum contacto com o comandante do exército, disse o porta – voz do exército, Philip Aguer, assegurando que apesar de tudo os rebeldes controlam uma parte sul da cidade e os campos petrolíferos continuam em mãos do exército.

    O porta – voz da missão da ONU no Sudão do Sul (Minuss), Joe Contreras, indicou que os membros da missão haviam escutado tiros esporádicos na manhã desta quarta – feira.

    Mais tarde, a ONU havia afirmado que dez pessoas, deslocadas tinham sido mortas na sua base de Malakal em confrontos inter – comunitários”. Pelo menos 20.000 deslocados estão refugiados nesse complexo desde que o conflito eclodiu no Sudão do Sul a meados de Dezembro.

    Segundo fontes humanitárias, o aeroporto de Malakal foi encerrado na noite de terça – feira. Os rebeldes encontram – se agora na cidade, mas ignora-se se controlam toda capital regional ou apenas o interior.

    O jovem país, independente do Sudão apenas desde Julho de 2011, é teatro de combates entre as forças pró – governamentais e a rebelião desde 15 de Dezembro.

    Os confrontos, que já causaram milhares de mortos e pelo menos 900.000 deslocados, começaram na capital Juba antes de se estenderem pelo resto do país, em particular aos Estados do Alto Nilo, do Jonglei (leste) e da Unité (norte).

    Quarta – feira, o porta – voz do exército assegurou que para além de Malakal, o resto do país estava “estável “.

    O conflito sul – sudanês de articula a volta de uma luta de poder entre o chefe de Estado e o seu vice – Presidente, destituído e Julho. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema