Segunda-feira, Abril 29, 2024
17 C
Lisboa
More

    Estatutos do partido sofrem alterações

    Trabalhos do congresso do principal partido da oposição decorrem até amanhã na cidade de Luanda

    Os estatutos da UNITA podem conhecer algumas alterações durante o XI Congresso Ordinário deste partido, que decorre até amanhã no complexo Sovsmo, em Viana, afirmou ontem, em Luanda, o porta-voz do conclave, Anastácio Ruben Sicato.
    Ruben Sicato, que falava durante uma conferência de imprensa que serviu para fazer o balanço do primeiro dia do congresso, disse existirem, no seio dos mais de mil delegados ao conclave, várias propostas para alteração do estatuto. Em declarações prestadas ao Jornal de Angola, o antigo ministro da Saúde no Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN) esclareceu que a maior parte das solicitações de alteração dos estatutos estão viradas para o mandato da direcção do partido.
    “Os principais pontos têm a ver com a limitação dos mandatos. Vamos discutir se o presidente pode ou não ficar no cargo por mais de dois mandatos consecutivos”, revelou Ruben Sicato.
    Outra questão em debate, acrescentou, tem a ver com a duração do mandato.
    “Deve-se também decidir sobre se o mandato continua a ser de quatro anos ou se é estendido para cinco ou mesmo seis anos”, adiantou. “Entretanto, essas são apenas propostas, o trabalho decorre e os resultados vão ser conhecidos”. Durante a conferência de imprensa, Ruben Sicato anunciou os membros eleitos para a presidência do congresso, a mesa de redacção e as comissões dos trabalhos temáticos. Os mesmos foram eleitos durante o primeiro dia do congresso.
    O congresso é presidido pelo deputado Almerindo Jaka Jamba, que é coadjuvado por Jardo Muekália. Faustino Mumbica e Amélia Judith são, respectivamente, secretário e vogal. Sicato disse terem sido criadas as comissões de trabalho para os Assuntos Políticos, coordenada por Abílio Kamalata Numa, e para os Assuntos Eleitorais, chefiada por Horácio Junjuvili.
    Casimiro Calei coordena a comissão para a Revisão dos Estatutos da UNITA, Eugénio Manuvakola responde pela comissão para os Assuntos de Governação, enquanto Paulo Lukamba Gato chefia a ligada aos Assuntos dos Militantes da UNITA e Angolanos a residir no estrangeiro.

    O XI Congresso Ordinário da UNITA conta com 1.065 delegados e decorre sob o lema “unir Angola para a mudança em 2012”.

    Bernardino Manje
    Fonte: Jornal de Angola
    Fotografia: Dombele Bernardo

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema