Terça-feira, Maio 21, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Enviado do secretário-geral da ONU termina missão em Angola

    O enviado do secretário-geral das Nações Unidas e chefe do seu escritório para a Região da África Central (UNOCA), Abou Moussa, terminou hoje (quarta-feira), a visita de dois dias ao país, onde representou o líder da ONU, Ban Ki-moon, na Conferência sobre a paz e segurança no Golfo da Guiné, que decorre em Angola.

    Além de participar na cimeira da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), o emissário especial de Ban Ki-moon aproveitou a ocasião e manteve contactos com vários membros do Governo angolano, entre os quais os ministros das Relações Exteriores, George Chicoty, e da Defesa Nacional, general Cândido Van-Dúnem.

    Falando à imprensa no aeroporto de Luanda, Abou Moussa, deu a conhecer que tratou com os governantes angolanos aspectos ligados à manutenção da paz e segurança na região do Golfo da Guiné, lembrando, que sem estes dois elementos torna-se difícil promover o desenvolvimento do continente e o seu crescimento económico.

    Nesta dupla missão, acrescentou, “tive a oportunidade de apresentar a posição da instituição que dirijo em relação à segurança e paz no continente, e na zona do Golfo da Guiné em especial”, disse.

    A propósito, realçou a importância do encontro de Luanda e parabenizou a iniciativa do executivo angolano, sublinhando que a mesma demonstra preocupação com a questão da paz e segurança na zona do Golfo da Guiné e no continente africano.

    “Esta iniciativa, disse, é bem-vinda e positiva, na medida em que as resoluções e recomendações do encontro de Luanda, vão servir de base para a análise e debate do assunto no encontro ministerial previsto para Abril de 2013, nos Camarões, adiantou”.

    Durante a missão, manteve igualmente um encontro com o secretário-executivo da CGG, o são-tomense Miguel Trovoada, com quem tratou assuntos ligados à região, e apresentou a posição da UNOCA sobre a segurança e paz para esta zona do continente.

    A UNOCA foi criada em 2011 pelo actual secretário-geral da ONU para atender dez países da região da África Central, estando já a actuar em nove estados , incluindo Angola.

    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema