Terça-feira, Maio 21, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Engenheiros Angolanos capacitados em matéria de protocolo IP versão 6

    (D.R.)
    (D.R.)

    Está há 2 dias a decorrer em Luanda, o workshop sobre implementação da tecnologia IPv6 em Angola. A abertura formal coube ao secretário de Estado das Telecomunicações, Aristides Safeca, que elogiou a organização e incentivou os técnicos a tirarem o maior proveito do workshop com vista a tornar Angola num país tecnologicamente avançado em África. “A nossa expectativa é de nos próximos anos estarmos entre os 10 países mais avançados e perto de 2025 estarmos entre os cinco países africanos mais avançados em termos de telecomunicações”, referiu Aristides Safeca.

    A acção formativa, que está a ser promovida pela AFRINIC, em colaboração com a Associação Angolana de Provedores de Serviços de Internet (AAPSI) e a Angola Cables, empresa angolana gestora de cabos submarinos de fibra óptica, decorre até ao dia 30 do corrente mês. Este curso, tem como alvo os engenheiros de rede e administradores de sistemas capazes de compreender, projectar e construir redes IPv4. O curso visa também dotar os participantes de conhecimentos e habilidades para projectar um esquema de endereços IPv6, o próximo protocolo, para as suas organizações.

    Entre os 34 participantes encontra-se Damião Tomás, do Departamento de Engenharia & IP da Angola Cables, que revelou que no curso está a aprender como usar o IPv6, como fazer o seu endereçamento e como adquirir os recursos junto da entidade responsável, que neste caso é a AFRINIC. “No final do curso saberemos como fazer os registos destes novos IPs, como usar a base de dados da AFRINIC para este efeito e tudo a volta do IPv6”, disse.

    O IPv6 é a versão mais recente do chamado Internet Protocol (Protocolo de Internet), mais conhecido como IP, o padrão utilizado para a comunicação entre todos os computadores e outros equipamentos ligados à Internet.

    Uma característica fundamental do protocolo IP é que define para cada computador, servidor, telemóvel, tablet ou outro dispositivo conectado à rede um endereço único, que serve como identificador perante toda a rede.

    Sobre o AFRINIC

    A AFRINIC é uma organização líder no continente Africano em termos do uso e desenvolvimento de tecnologia IP, desempenhando um papel catalisador na adopção de boas práticas que permitem o desenvolvimento da Internet sustentável em África. A AFRINIC dedica-se à capacitação para a partilha de seus conhecimentos com os seus membros e todas as partes interessadas da região. Os workshops da AFRINIC são gratuitos e a equipa de formadores já capacitou mais de 2 mil engenheiros em cerca de 40 países de África.

    Sobre a Angola Cables

    A Angola Cables é uma empresa fundada em 2009 por 5 dos principais operadores de telecomunicações de Angola, sendo que a principal actividade da empresa é a gestão das comunicações internacionais entre Angola e o resto do Mundo, através de cabos submarinos de fibra óptica. A sua actividade visa suportar o desenvolvimento do sector das telecomunicações em Angola e em África, bem como garantir aos operadores nacionais ligações internacionais de elevada qualidade e ainda fornecer interligação entre os operadores da região, assim como entre eles e o mundo.

    Sobre a APPSI

    A Associação Angolana dos Provedores do Serviço de Internet (AAPSI) é uma instituição sem fins lucrativos que visa agregar as empresas que desempenham actividade no âmbito dos serviços de provedoria de Internet. Entre as suas atribuições destaca-se a contribuição para a massificação e para a cultura do uso da Internet, enquanto técnica e meio facilitador das comunicações e dos sistemas computarizados e promoção da formação de quadros do sector. Os seus membros podem ser as pessoas colectivas nacionais licenciadas como provedores do serviço de Internet. (angolacables.ao)

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema