Segunda-feira, Maio 13, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Enaltecido papel da PGR no controlo da legalidade

    O Juiz Presidente do Tribunal Supremo, Cristiano André, enalteceu nesta segunda-feira, em Luanda, o papel da Procuradoria-Geral da República no controlo da legalidade e na defesa dos direitos de pessoas singulares ou colectivas.

    Presidente do Tribunal Supremo, Cristiano André (ANGOP)
    Presidente do Tribunal Supremo, Cristiano André (ANGOP)

    Cristiano André discursava na cerimónia de abertura da semana da legalidade a decorrer de 21 a 27 deste mês, no país, sob o tema “a Procuradora-Geral da República no combate ao crime transnacional organizado”, no quadro das comemorações do 35 aniversário da institucionalização do Ministério Público.

    O juiz lembrou que na altura da sua criação e no regulamento de Março de 1980 ficara definido com finalidade de PGR cuidar do controlo da legalidade, velar pelo estrito cumprimento das leis e demais disposições legais por parte dos organismos do Estado, entidades económicas e socais e pelos cidadãos.

    Realça as dificuldades passadas nos primeiros anos como o recrutamento e a capacitação de quadros magistrados e aspirantes e de apoio às infra-estruturas, bem como garantir a segurança dos cidadãos nacionais e estrangeiros, proteger o acervo patrimonial e cultural existentes e a vida das instituições e os seus dignatários.

    Para Cristiano André, “a dinâmica do processo foi sendo determinada, em cada etapa, consoante as razões ditadas pelas mais variadas modificações no xadrez políticos e socioeconómico”.

    Referiu ao actual formato, no quadro da Constituição da República de 2010, que atribui a PGR a função de representação do Estado, nomeadamente no exercício da função penal, de defesa dos direitos de outras pessoas singulares ou colectivas.

    Adianta que deve ainda garantir a defesa da legalidade no exercício da função jurisdicional e de fiscalização da legalidade na fase de instrução preparatória dos processos e no que toca o cumprimento das penas.

    Cabe ainda a PGR, segundo o Juiz Presidente do Tribunal Supremo, a estrita garantia dos direitos e liberdades fundamentais, superiormente tutelados, na defesa da harmonia, do equilíbrio social e da paz, durante conquistada pelo povo angolano e que dela desfruta há 12 anos.

    Rendeu ainda homenagem a antigos Procuradores-Gerais da República, como Antero de Abreu, que contribuíram para o engrandecimento da instituição. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema