Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Empresa interessada na Portugal Telecom tem sede de expansão

    (veja.abril.com.br)
    (veja.abril.com.br)

    A companhia francesa Altice reforçou sua intenção de comprar a Portugal Telecom. Essa semana, apresentou uma proposta  de 7,025 bilhões de euros à Oi para aquisição  da companhia portuguesa.

    A venda interromperia o processo de fusão da Oi com a Portugal Telecom. O valor pago pelos ativos da PT daria à Oi fundos suficientes para participar de uma operação para comprar a TIM, segunda maior operadora móvel do Brasil e filial da Telecom Italia.

    O mercado trabalha com a hipótese da TIM ser comprada e dividida entre Vivo, Claro e Oi.

    Portugal

    Esse não seria o primeiro investimento da Altice em Portugal. O grupo francês, com sede em Luxembrugo, entrou no país em 2012, quando adquiriu a Cabovisão, da Cogego por 45 milhões de euros. No ano seguinte, comprou  a operadora de comunicações empresariais Oni. Com a compra da PT, a Altice passaria de player secundário a líder de mercado.

    Segundo fontes internas, a empresa tem planos de longo prazo para a Portugal Telecom. “Conhecemos o setor e conhecemos Portugal”, disse fonte da Altice ao jornal português Público.

    As receitas do grupo atingiram 13,6 bilhões de euros em 2013; a contribuição da Oni e da Cabovisão foi de 210 milhões de euros.

    A empresa

    A Altice  foi fundada em 2002 pelo empresário francês Patrick Drahi. Com as recentes aquisições em Portugal e França, a Altice quer ser vista como um grupo de telecomunicações. Hoje, o grupo emprega 20 mil pessoas.

    Drahi, empresário de ascendência israelita e francesa, entrou este ano para a lista de bilionários da Forbes, em 129° lugar. Sua fortuna pessoal é avaliada em 9,6 bilhões de dólares. Ele entrou na lista após a Altice alcançar US$ 1,8 bilhão no IPO em janeiro deste ano.

    “Graças a uma política de comprar barato para vender caro, [Patrick Drahi] construiu a Altice através de 20 aquisições de empresas de cabo e operadoras móveis em dificuldades, muitas vezes por preços baixíssimos”, diz o perfil publicado pela Forbes.

    Filho de professores de Matemática, nasceu e viveu em Marrocos, mas hoje em Genebra, na Suíça. Ele fez o primeiro investimento  numa empresa de cabo em 1991. Foi com o português Armando Pereira e com o francês Bruno Moineville que fundou a Altice.

    Presença mundial

    Nos últimos anos, a Altice tem procurado aquisições para aumentar sua presença na Europa. Na França, controla a Numericable, que cobre mais de cinco milhões de lares com sua rede de fibra óptica. A Altice detém 30% da Numericable, tendo a Carlyle 26,3%.

    Em abril, a Numericable acertou a compra da SFR, segunda maior operadora de telefonia celular da França, da Vivendi.  A operadora foi adquirida por cerca de 17 mil milhões de euros.

    A França corresponde a cerca de 40% das receitas do grupo, segundo a Forbes, enquanto 27% vêm de Israel.

    Além de França e Portugal, o grupo Altice já se assume como multinacional cabo e telecomunicações com presença em Israel, Bélgica, Luxemburgo, Suíça e Caribe.

    Em Israel, detém a operadora Hot. No final de 2013, esta empresa tinha 1,127 milhões de clientes no cabo e 810 mil subscritores móveis. Na Bélgica e Luxemburgo controla a Coditel.

    A empresa também tem operações no Caribe, em Guadalupe, Martinica e República Dominicana. Em abril de 2014, a Altice completou a aquisição da Orange Dominicana SA., empresa de telefonia móvel na República Dominicana. O valor da aquisição foi de aproximadamente US$1,4 bilhão.

    Em março, o grupo já havia adquirido a Tricom, operadora móvel da República Dominicana. (exame.com.br)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema