Segunda-feira, Maio 13, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Embaixadora espanhola trabalha em Benguela

    (D.R)
    (D.R)
    A embaixadora do Reino de Espanha em Angola, Júlia Holbo, trabalha, desde a manhã desta segunda-feira, na província de Benguela, onde atracou igualmente hoje o navio Bam Rayo, da armada do seu país, que permanecerá nesta região até quarta-feira próxima, no quadro daquilo que se considera “Plano de Diplomacia de Defesa”.

    O Bam Rayo, uma unidade naval de fabrico espanhol, com tecnologia espanhola, de acordo com o seu comandante Rafael Hernandez Rodriguez, atracou no Porto do Lobito, proveniente de Walvis Bay (Namíbia), com um contingente militar composto de 12 oficiais, 18 sub-oficiais e 53 tropas e marinheiros que deverão desenvolver várias actividades de intercâmbio de conhecimentos com especialistas angolanos.

    Na conferência de imprensa, a embaixadora Júlia Holbo disse ser a segunda vez que um navio da marinha de guerra do seu país chega na costa de Angola, já que, em Dezembro passado, um outro com as mesmas características, ou seja, “Bam Relâmpago” aportou as águas de Luanda.

    Sublinhou que o interesse de Angola e da Espanha é o reforço das relações políticas, económicas, culturais e de cooperação entre os dois países, daí a presença desse contingente militar em solo angolano.

    Afirmou que em Agosto passado, logo após as eleições legislativas, o reino de Espanha e o seu governo “felicitaram o Presidente José Eduardo dos Santos, pela boa organização das eleições, seu pluralismo e desenvolvimento democrático”.

    Admitiu viver-se uma nova fase nas relações entre os dois países, no domínio da cooperação, como o sector da defesa e, particularmente a Marinha de Guerra dos dois países.

    Para o comandante da tripulação, capitão de corveta Rafael Hernandez Rodriguez, que acompanhou a chefe da missão diplomático do seu país, “constitui um orgulho estar no Lobito e, com um navio da última geração construído em Espanha, com tecnologia espanhola”, cuja capacidade técnica permite desenvolver acções de prevenção e combate à pirataria, ao controlo do movimento piscatório, além de facilitar o intercâmbio de outros conhecimentos marítimos entre as marinhas dos dois países.

    Indicou que as capacidades técnicas que o navio “Bam Rayo” oferece podem ser do interesse da MGA. “Vamos realizar uma série de conferências sobre as qualidades e capacidade técnicas do navio, suas experiências durante a operação Atlanta (missões contra pirataria)”.

    Acrescentou que desejam mostrar as vantagens deste tipo de navio que pode servir para diversas missões.

    Terça-feira, segundo dia de actividades no Lobito, os militares espanhóis deverão, entre outras realizações, visitar algumas instalações de empresas espanholas do ramo piscatório e realizar uma conferência sobre segurança marítima – luta contra pirataria, destinada a oficiais da MGA.

    Alguns habitantes da Catumbela, previamente seleccionados, serão brindados com uma visita a bordo, tal como a comunidade espanhola residente na urbe.

    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema