Segunda-feira, Maio 20, 2024
18 C
Lisboa
More

    Dois casos suspeitos de paralisia

    As autoridades sanitárias da província da Lunda-Norte notificaram dois casos suspeitos de paralisia flácida nos municípios de Chitato e Xá Muteba, revelou no Dundo, o supervisor provincial de vigilância epidemiológica.

    André Muleleno disse que os casos foram notificados em duas crianças menores de cinco anos nos bairros Satxindongo e Samba, cujas amostras recolhidas já se encontram na capital do país, de onde são enviadas para um laboratório de referência na África do Sul para o diagnostico.

    O supervisor provincial frisou que estes são os primeiros casos notificados, o que revela que os vírus estão a circular. “A situação é preocupante, estamos no princípio do ano e já temos dois casos suspeitos de paralisia. Isso é sinal de que os vírus estão a circular na província”, afirmou.

    André Muleleno garantiu que para inverter o quadro vai ser intensificado o sistema de vigilância na província. “Há casos que são levados aos quimbandas para o tratamento tradicional, e estes não têm o registo, por isso é necessária vigilância em todos os bairros”.

    O supervisor provincial de vigilância epidemiológica apelou à colaboração das autoridades tradicionais, quimbandas e da sociedade civil a denunciarem os casos suspeitos aos agentes de saúde nos municípios, para que sejam tomadas as medidas de precaução e evitar a contaminação de outras crianças. A falta de vacinação contra a poliomielite em algumas crianças foi apontada como uma das causas de existência de casos de paralisia flácida: “é importante vacinar todas as crianças nas campanhas de vacinação para evitar as doenças”, aconselhou o supervisor.

    No ano passado, referiu, a província notificou 16 casos suspeitos de paralisia flácida nos municípios de Capenda Camulemba, Chitato, Caungula, Xá Muteba e Cambulo.

    Quanto à primeira jornada nacional de vacinação contra a poliomielite que vai decorrer nos dias 2, 3 e 4 de Março, as autoridades sanitárias da província prevêem imunizar 250.083 crianças até aos cinco anos. O supervisor provincial do Programa Alargado de Vacinação, Henrique Salucombo, disse que a logística já se encontra na província e os materiais necessários estão a ser distribuídos em todos os municípios para que no dia marcado a campanha arranque sem sobressaltos. Henrique Salucombo disse que para garantir uma cobertura plena, a campanha vai contar com a participação de 1.917 elementos, entre vacinadores, registadores, supervisores e equipa técnica provincial e municipal.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema