Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.7 C
Lisboa
More

    Diplomacia francesa teme que Israel ataque o Irão no meio do ano, diz Le Monde

    O jornal Le Monde que chegou às bancas na tarde desta quinta-feira traz uma análise sobre a visão da França com relação à situação iraniana. Para o vespertino, a diplomacia francesa visa prevenir, por meio de sanções internacionais, uma ação militar israelense, que poderia acontecer nos próximos meses.

    Segundo o jornal Le Monde, Paris considera que as sanções econômicas ao regime de Teerão devem ser impostas o mais rápido possível. O vespertino explica que essa seria a única maneira de evitar que Israel ataque as estruturas nucleares do Irão, algo que poderia acontecer já em meados de 2012.

    Mas de acordo com o jornal, a estratégia francesa tem criado tensões entre Paris e Washington, já que a equipe diplomática de Nicolas Sarkozy não parece compartilhar a visão dos responsáveis norte-americanos sobre o assunto. O vespertino explica, por exemplo, que a França não aprovou a atitude dos Estados Unidos durante as discussões sobre as primeiras sanções radicais contra o Irão no ano passado. Mesmo se “o Senado americano havia aprovado por 100 votos a zero a imposição de uma política mais restrita ao Irão, a Casa Branca tentou atrasar algumas medidas”, relata o vespertino. Se de um lado Paris clamava a interrupção da compra de petróleo iraniano, do outro Washington hesitava, lembra o jornal.

    Enquanto franceses e norte-americanos continuam o braço-de-ferro sobre as sanções econômicas, Israel não parece disposto a esperar e ameaça lançar uma ofensiva militar contra o regime de Teerão. Ouvindo fontes diplomáticas francesas, o vespertino chega a traçar um calendário detalhado sobre o possível ataque. “Se os israelitas querem agir, (…) o melhor momento é antes das eleições presidenciais americanas”, teriam dito responsáveis do governo em Paris, afirmando que “a hora de todos os perigos é o verão 2012 (no hemisfério norte)”. E é justamente para evitar esse cenário “catastrófico”, que a França procura, com as sanções, “encontrar uma alternativa para o que seria uma grande besteira de Israel”, pode-se ler nas páginas do Le Monde.

    Fonte: RFI

    Foto: REUTERS/Michael Kooren

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema