Sexta-feira, Maio 17, 2024
19.2 C
Lisboa
More

    Côte d’Ivoire: Manifestantes civis empurram amotinados para as casernas

    As populações da cidade de Bouaké (centro), que se manifestavam contra os soldados amotinados, forçaram-os a regressar às suas casernas, depois de os militares terem dispersos os civis na manhã de hoje, sexta-feira.

    O facto ocorreu antes da chegada, no mesmo dia, do ministro da Defesa, Alain-Richard Donwahi, esperado para concluir as negociações com os militares amotinados, depois do acordo de sábado último.

    Pelo menos 200 manifestantes reuniram-se na rotunda da prefeitura de Bouaké, para instar os militares a terminar com a revolta.

    Quinta-feira, Yacouba Traoré, um notável e um dos iniciadores da manifestação, disse que a população estava fatigada e assumiria a sua responsabilidade.

    Hoje, sexta-feira, algumas horas depois de os militares terem disparado no ar para dispersar os manifestantes, estes voltaram à recarga e obrigaram os militares a regressar para as suas cadeias.

    Quarta-feira à noite e quinta-feira de manhã, os militares dispararam para o ar, em Bouaké, para pressionar o governo a pagar os seus salários em atraso.

    No último fim-de-semana, o movimento dos amotinados de Bouaké propagou-se na maioria das casernas do país, com destaque para Abidjan.

    Estes, na sua maioria antigos combatentes, reivindicavam o pagamento das suas indemnizações e dos salários que lhes foram prometidos, em 2011, quando combatiam o antigo Presidente ivoiriense, Laurent Gbgabo.

    Motins semelhantes ocorreram em Bouaké, em 2014, tendo-se também alastrado para Abidjan.

    A rebelião do Norte que dividiu a Côte d’Ivoire em dois, de 2002 a 2011, era favorável ao actual Presidente Alassane Ouattara. O Sul era controlado pelas tropas leais à Laurent Gbgabo.

    Em 2016, o governo ivoiriense começou a aplicar uma ambiciosa Lei de Programação Militar, em vigor até 2020, que prevê a modernização e a compra de equipamentos militares no valor de 1,2 milhões de Euros.

    Com 22 mil homens, as Forças Armadas Ivoirienses tem muitos oficiais, comparativamente ao número de soldados. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema