Segunda-feira, Maio 13, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    China retaliará se Japão enviar Izumo para o mar do Sul da China

    A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, afirmou que a situação no mar do Sul da China melhorou em relação ao ano passado devido aos esforços dos estados regionais e os países de fora da região devem respeitar os esforços para manter a paz e a estabilidade no mar do Sul da China.

    A China tomará as medidas de resposta necessárias se o Japão enviar seu maior navio de guerra, o porta-helicópteros Izumo, em uma viagem de três meses para o mar do Sul da China, disse ela. No início desta semana, a media informou que o Japão planeava enviar o Izumo em uma viagem com escalas em Singapura, Indonésia, Filipinas e Sri Lanka para testar as capacidades do navio antes de se juntar às manobras conjuntas Malabar com a Índia e os Estados Unidos.

    “Com base em seus próprios interesses, o Japão tem recentemente criado problemas e polarização na questão do mar do sul da China. Esta abordagem tem causado um forte ressentimento dos cidadãos chineses. O Japão continua fazendo isso, e as tentativas de ter uma presença militar no mar do Sul da China indicam uma ameaça aos interesses da China e aumentam as tensões na região. A China, é claro, vai tomar contra medidas neste caso”, disse Hua.

    Ela acrescentou que a situação no mar do Sul da China estava melhorando, em comparação com o ano passado, devido aos esforços dos estados regionais, e os países de fora da região devem respeitar os esforços para manter a paz e a estabilidade no mar do Sul da China.

    Hua notou que Tóquio não era uma parte envolvida em disputas sobre o mar do Sul da China, e o Japão deve reflectir sobre sua história e se abster de medidas que possam prejudicar a paz e a estabilidade na região.

    A China e vários países da região, nomeadamente o Japão, o Vietname e as Filipinas, estão envolvidos em uma disputa sobre fronteiras marítimas e áreas de responsabilidade nos mares do Sul da China e da China Oriental. O Japão e a China tiveram uma disputa territorial sobre as Ilhas Senkaku, chamadas em chinês de Ilhas Diaoyu, desde a década de 1970. O Japão controla o território, enquanto a China o reclama. (Sputnik)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema