Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.7 C
Lisboa
More

    Centro urbano de Monchique sem água desde segunda-feira

    O centro urbano da vila de Monchique está sem água devido ao combate ao incêndio que deflagrou na sexta-feira, mas a situação deve ficar resolvida durante a madrugada de hoje, disse o presidente da Câmara Municipal de Monchique.

    Em declarações à agência Lusa, Rui André revelou que a rotura se verificou a partir da noite de segunda-feira e apontou três causas relacionadas com o combate ao fogo.

    De acordo com o autarca, um dos geradores associado a um furo na zona da Fóia foi danificado pelo incêndio. Por outro lado, os meios aéreos abasteciam nas piscinas municipais e estas têm um sistema de reposição de água automático.

    “E foi retirada uma grande quantidade de água”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Monchique.

    O terceiro motivo prende-se com o facto de na noite de segunda-feira, tendo em conta o aproximar das chamas da vila, os bombeiros terem abastecido os tanques nas bocas de incêndio com menor capacidade, o que deixou os depósitos da vila vazios.

    O sucedido contrariou “uma norma instituída, que determinava que os abastecimentos que fossem feitos nas bocas de incêndio com mais capacidade de água. Na aflição, foram buscar água a qualquer sítio da vila”, explicou.

    Para debelar a situação, acrescentou Rui André, foram realizados circuitos de distribuição de água engarrafa e foi colocado um contentor junto a uma das rotundas da vila para as pessoas que quisessem abastecer.

    Em Monchique é a própria autarquia que faz a distribuição direta de água, através de um total de 45 furos.

    O autarca revelou ainda que durante a madrugada de hoje a situação deve ficar resolvida, depois de alugado um novo gerador.

    O incêndio rural que lavra desde sexta-feira em Monchique afeta também os concelhos de Silves e Portimão, igualmente no distrito de Faro, tendo destruído casas e muitas viaturas.

    De acordo com a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, consultada pela Lusa cerca das 02:50, o fogo está a ser combatido por 1.249 operacionais, apoiados por 373 viaturas e um meio aéreo (avião de reconhecimento, avaliação e coordenação).

    Há 29 feridos ligeiros e um ferido grave, com prognóstico favorável.

    Segundo o Sistema de Emergência da União Europeia, arderam já 17 mil hectares. (Notícias ao Minuto)

    por Lus

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema