Segunda-feira, Maio 20, 2024
18 C
Lisboa
More

    Central sindical exige respeito pelos trabalhadores angolanos

    A União Nacional dos Trabalhadores Angolanos (UNTA-Confederação Sindical) considera que a situação dos trabalhadores nacionais se caracteriza pela contínua instabilidade no emprego e na baixa cobertura do salário mínimo nacional em relação à cesta alimentar básica.

    O secretário para os assuntos jurídicos, laborais e sociais afirma que a vida laboral está actualmente reflectida no aumento constante dos preços, do custo de vida, na depreciação do valor salarial, na precária protecção social, na desvalorização do diálogo social nas relações laborais e uma violação sistemática dos direitos dos trabalhadores nacionais.

    Ao falar ontem em Luanda no acto de abertura das jornadas sin dicais, alusivas ao 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, João Tambi afirmou que durante a celebração da data, a UNTA-CS divulga uma declaração dirigida ao Executivo, na qual está patente um conjunto de preocupações que inquietam actualmente a central sindical durante a sua análise.

    João Tambi esclareceu que este ano a UNTA-CS associa-se às jornadas Março Mulher, que arrancaram ontem, sublinhando que é uma demonstração de solidariedade na luta da mulher pela defesa dos seus direitos e interesses.

    “Às mulheres angolanas, africanas e de todo o mundo a UNTA-CS expressa o seu respeito e carinho pela luta incessante desenvolvida na harmonização das relações sociais e no crescimento económico e social dos seus países”, sublinhou.

    O dirigente sindical assinalou que as jornadas dos trabalhadores são as principais manifestações de acção sindical realizadas todos os anos com a direcção dos seus filiais para reflexão do sindicalismo.

    “É uma ocasião ímpar para exaltação do espírito de unidade e solidariedade dos trabalhadores”, precisou. João Tambi disse que nas jornadas os sindicatos devem desenvolver principalmente acções de carácter reivindicativo, educativo, de solidariedade social e de mobilização para o acto eleitoral que acontece este ano.

    Um dos grandes objectivos que norteiam as jornadas é a exaltação da unidade e a solidariedade dos trabalhadores, a saudação ao 52º aniversário da UNTA-CS, a 16 de Abril, e a saudação do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador.

    O programa inclui a saudação à jornada Março Mulher, quer em associações sindicais, feira da mulher, dia da fundação da UNTA-CS, corrida pedestre “Viva a vida sem Sida”, assembleias de trabalhadores, encontros relâmpagos e plenárias e actos políticos, desportivos e recreativos.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema