Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Brasil pede que OMC abra painel contra subsídios do Canadá ao setor aeronáutico

    Segundo as estimativas do Ministério das Relações Exteriores brasileiro o governo canadense injetou, na última década, 3 mil milhões de dólares no programa da Bombardier, principal concorrente da Embaer no mercado internacional.

    O governo brasileiro apresentou um pedido de abertura de um painel contra o Canadá à Organização Mundial do Comércio (OMC) por subsídios ao setor aeronáutico. O painel funciona como um tribunal, em que os membros da OMC analisam as reclamações e podem impôr sanções comerciais caso considerem a queixa procedente.

    Segundo as estimativas do Ministério das Relações Exteriores brasileiro o governo canadense injetou, na última década, 3 mil milhões de dólares no programa C-series, da empresa de aviões de pequeno e de médio porte para voos regionais Bombardier, principal concorrente da Embaer no mercado internacional.

    “Na avaliação do governo brasileiro, os elevados subsídios concedidos pelo Canadá à Bombardier resultaram em grave prejuízo à indústria aeronáutica nacional e diversos dos programas envolvem subsídios proibidos pelas regras da OMC”, destacou o Itamaraty em comunicado.

    A OMC irá analisar o pedido de abertura do painel na próxima reunião do organismo, a 31 de agosto. Caso o Canadá não aceite o pedido, o painel será automaticamente aberto na reunião seguinte do órgão, a 29 de setembro.

    “O governo brasileiro espera que o contencioso venha a permitir o reequilíbrio, o quanto antes, das condições de competitividade internacional no setor aeronáutico, afetadas artificialmente pelos subsídios canadenses”, concluiu o Itamaraty. (Jornal Económico)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema