Segunda-feira, Maio 13, 2024
20.8 C
Lisboa
More

    Avicultores angolanos procuram nova liderança para associação

    Grande Prémio Agro Angola2013 vai para Sodepac (Foto: Rosário)
     (Foto: Rosário)

    A Associação Angolana dos Avicultores vai eleger, na segunda quinzena deste mês (Janeiro), em assembleia-geral a ter lugar em Luanda, um novo corpo directivo, nove anos depois de ter sido empossado o primeiro elenco directivo da agremiação.

    A revisão dos estatutos da organização, o apuramento de novos associados, bem como a exclusão de membros ausentes preenchem a agenda da assembleia.

    Ao longo da existência organização, houve sucessivos adiamentos da realização de encontros do género, por questões inerentes ao processo de oficialização da agremiação, mormente por incumprimentos de algumas exigências impostas aos processos ligados à criação de associações.

    Estas questões foram já ultrapassadas, conforme garantiu o presidente da agremiação, Rui santos, que, em declarações à Angop, disse haver “tudo preparado para a realização da ssembleia-geral”.

    “Está agendado um encontro entre os membros de direcção da agremiação nas vésperas da assembleia geral. Com isso, o grupo pretende abordar alguns pormenores sobre o evento, principalmente aquelas questões que se prendem com as modalidades das candidaturas, do local e dias do encontro”, explicou o responsável.

    Prevê-se a participação de mais de 100 produtores de frangos de corte, de aves de postura e de produção de ovos férteis de várias regiões do País, bem como a presença de diversas lideranças e membros de outras associações, principalmente os ligados à agricultura, pescas e comércio.

    Rui Santos referiu que a presença de membros de outras agremiações na assembleia geral prende-se com a necessidade de se reunir observadores independentes.

    “A Associação Angolana de Avicultores foi criada em 1990, integrando, na altura, 60 associados, mas hoje controla apenas 35. A redução de membros resulta da falência de alguns aviários e a retirada de avicultores da actividade” explicou o presidente Rui Santos.

    A produção de aves e ovos, ao lado dos lacticínios, enquadra-se nos três sectores chave, na promoção da produção nacional. Neste âmbito, foi realizado um diagnóstico para identificar oportunidades de melhorar e definir um plano de acção para o futuro.

    No decurso de 2013, o Ministério da Agricultura concebeu projectos modelo e realizou várias visitas aos sectores da produção de ovos e aves. Neste contexto, foram identificados 26 projectos que solicitaram acesso a financiamento ao abrigo do Programa Angola Investe.

    Sobre a produtividde do sector avícola, segundo dados do Ministério da Economia, até ao passado mês de Outubro, o País registou a produção diária de 649 000 ovos (correspondendo a 72 porcento do previsto até ao final de 2013) e 13 mil e 567 toneladas de frangos. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema