Segunda-feira, Maio 6, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Assembleia Nacional aprova na especialidade Lei de alteração do Código Comercial

    A Proposta de Lei que altera o Código Comercial foi aprovada hoje, quarta-feira (seis), pelas comissões de especialidade da Assembleia Nacional (AN), com 25 votos a favor, zero abstenções e nenhum contra.

    O diploma, com seis capítulos, vai ser submetido a 19 do mês em curso ao plenário da AN para votação final global.

    O documento elimina a obrigatoriedade de legalização dos livros das actas das sociedades pela conservatória de registo comercial.

    Este procedimento passa a ser apenas da responsabilidade dos membros do órgão social a que respeitam ou do presidente da mesa da assembleia-geral da sociedade, demonstrando o interesse do Executivo em criar um bom ambiente de negócios em Angola.

    A medida vai no sentido de se melhorar a classificação no Índice Geral de Facilidades de se Fazer Negócio (Doing Business Index).

    A iniciativa legislativa visa ainda simplificar procedimentos para a Constituição de empresas.

    Em declarações à imprensa, o secretário de Estado da Justiça, Orlando Fernandes, referiu que a nova lei vai diminuir as burocracias administrativas, no âmbito da reforma que se prognostica para dinamizar o ambiente de negócios, precisando que a iniciativa vai legitimar os órgãos das sociedades na legalização do livro de actas.

    Para o deputado do MPLA, Vicente Pinto de Andrade, o novo diploma vai permitir que as empresas tratem dos expedientes administrativos de forma célere e facilitar o surgimento de outras, tornando o mercado do negócio mais competitivo.

    Por sua vez, a deputada da UNITA, Albertina Ngola, sublinhou que a lei vai trazer melhorias no ambiente de negócios, visto que vai deixar de existir a burocracia administrativa do passado, para a constituição de empresa, numa altura em que o país necessita muito do investimento estrangeiro.

    Hoje, na primeira reunião parlamentar de 2021, os deputados, nas comissões de especialidade, trataram também da Proposta de Lei Sobre o Regime Jurídico das Garantias Mobiliárias, que apenas será aprovada na quinta-feira (sete).

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema