Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Angolano Kicanga frustra intenção do aspirante romeno ao cinturão da UBC

    Luanda – Com golpes certeiros aos escassos três segundos do término do décimo assalto, o angolano Tony Kicanga frustrou a intenção do aspirante romeno Adrian Cerneaga e conserva o título de campeão mundial da versão do Conselho Universal de Boxe (UBC), meio pesado, em combate disputado hoje, em Luanda, no Pavilhão principal da Cidadela Desportiva.

    Desde o início da peleja, de 12 rondes (79 Kgs.), assistida pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, o detentor do cinturão teve sempre a iniciativa do ataque que obrigavam o seu adversário a não baixar a guarda e a movimentar-se constantemente.

     No segundo ronde, o pretendente, apesar de entrar melhor, mostra alguma deficiência físico atlética, que também não era muito bem aproveitado pelo angolano. Já no terceiro, Kicanga aparentava coxear no pé direito e com problemas num dos membros superiores.

    Mesmo utilizando a sua maior corpulência, nos períodos a seguir, o angolano encontrava imensas dificuldades para acertar com alguma precisão o seu oponente, recorrendo ao encoste, o que permitia recuperação do romeno. Em resposta, o visitante consegue equilibrar a contenda, desferindo alguns golpes de direita, que deixavam o caseiro um pouco nervoso.

    Depois do sexto assalto, apesar de um certo equilíbrio, dado o atrevimento do pugilista europeu, o africano, bastante motivado pelo apoio de perto de sete mil adeptos no recinto da gala, investe energicamente com alguns golpes combinados de “ganchos e rectos”, o que levaou o seu opositor a evidenciar desgaste. Ai, repetidas vezes, o romeno fazia gestos de protestos para reclamar possível actuação inapropriada do angolano, justificando a sua dificuldade no ringue.

    Assim, já na fase derradeira do décimo assalto, com um olho inflamado e a face ensanguentada, o pugilista romeno vai de joelhos ao tapete, na sequência de golpes do angolano, que antes encostara o seu adversário nas cordas. Já sem vislumbrar solução para continuar a peleja, o seu treinador opta pela interrupção, sancionada pelo árbitro internacional José Mendonça, que declara vitória para Tony Kicanga, por incapacidade de Adrian Cerneaga.

    Com este triunfo, que frustra a intenção do romeno, o angolano conserva a coroa, conquistada o ano transacto em Portugal, diante do também romeno Eugen Stan. Para além do titular da Juventude e Desportos, o representante da UBC, o espanhol Manolo Sierra, também presenciou o evento, organizado pelo promotor angolano Carlos

    Luís Gonçalves Anteceder ao combate principal, houve três disputas, das quais duas profissionais e igual número em amadores, que envolveram os pugilistas Miguel Kembo – Vivaldo dos Santos (52 kg), Fundo Lusala – Pedro Gomes (64), e João da Conceição – Miguel Kamawete (79), com triunfos destes últimos.

    O detentor do título mundial da UBC falhou a obtenção do cinturão em 2008 e 2009, diante do polaco Kostic e o dinamarquês Andrei Zaahs.

    Tony Quicanga, 39 anos, natural de Luanda, residente no Porto desde 1990, representou vários clubes portugueses, designadamenteAlgés, Boavista e FC Porto, depois de estar ao serviço dos Dínamos de Luanda. Representa actualmente o Health Clube de Lisboa.

    No seu palmarés como profissional, o campeão mundial efectuou 38 combates, com 15 vitórias, 20 derrotas, dois empates e um nulo. Na classe de amadores, Tony Quicanga também foi medalha de bronze nos Jogos Africanos em 1995, no Zimbabwe, e ouro em 1999, na cidade sul-africana de Joanesburgo.

    Na categoria profissional, ostenta 12 títulos da versão da Associação Mundial de Boxe da Transcontinental (TWBA) e defendeu quatro vezes o título da TWBA.

    Por sua vez, Adrian Cerneaga tem um palmarés de duas vitórias, um empate e onze derrotas, num somatório de 14 combates no período de 2005 a 2011.

    O outro angolano que também já foi campeão da TWBA é Manuel Gomes.

     

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema