Quarta-feira, Maio 15, 2024
15.6 C
Lisboa
More

    Angola reitera determinação na promoção da cooperação multilateral

    Angola reitera a determinação de trabalhar com a ONU, a fim de promover a cooperação multilateral para aumentar a disponibilidade de oportunidades, recursos e condições face aos desafios económicos e sociais, especialmente os ligados à diversificação económica.

    Esta afirmação é da secretária de Estado para a Cooperação, Ângela Bragança, quando discursava hoje, terça-feira, no acto alusivo ao 71º aniversário da criação da Organização das Nações Unidas, que se assinala a 24 de Outubro.

    De acordo com a responsável, esta cooperação visa levar a cabo acções viradas à erradicação da pobreza e da fome, à promoção dos direitos humanos, ao empoderamento da mulher e à mitigação dos efeitos nefastos causados pelas mudanças climáticas.

    Ângela Bragança reafirmou, na ocasião, o compromisso de Angola para com os desafios da Organização das Nações Unidas e, neste contexto de continuar a trabalhar com as suas agências, em particular aquelas que operam no território nacional e para implementação da Nova Agenda Mundial 2030 e os objectivos de desenvolvimento sustentável.

    Referiu que Angola vai continuar a trabalhar em estreita colaboração com as Nações Unidas e outros parceiros relevantes, no esforço para se encontrarem soluções pacíficas para os conflitos que ameaçam a paz, estabilidade e retardam o desenvolvimento multidimensional das nações.

    A secretária de Estado para a Cooperação sublinhou que o compromisso de Angola com o sistema das Nações Unidas tem sido reforçado com a contínua presença e participação tangível nos trabalhos da organização, contribuindo significativamente para o cumprimento dos propósitos consagrados na Carta.

    Apontou que no período 2015/16, Angola continuou a ocupar posições e a desempenhar tarefas nos órgãos dos sistemas das Nações Unidas, para os quais foi eleito, nomeadamente no Conselho Executivo do Unicef, do UN-Habitat e PAM.

    Destacou igualmente a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas no mês de Março, na qual propos como temas para os debates abertos a manutenção da paz e segurança internacional; A prevenção e resolução de conflitos na Região dos Grandes Lagos; Mulheres, paz e segurança; O papel das mulheres na prevenção de resolução de conflitos em África.

    Referiu que estes temas reflectem a preocupação da República de Angola para com os grandes desafios que se colocam à humanidade, num mundo cada vez mais conturbado, sob a ameaça da guerra, tensões e conflitos regionais, assim como a sua forma de estar no mundo pelo diálogo, pelo respeito da soberania dos estados pela paz cooperação e desenvolvimento. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro da Eslováquia em risco de vida depois de ter sido baleado no estômago

    O primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em Handlová e depois levado para o hospital. Atirador foi imobilizado e detido...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema