Segunda-feira, Abril 29, 2024
17 C
Lisboa
More

    Angola em Genebra para a COP18

    Uma delegação multisectorial chefiada pela ministra do Ambiente, Paula Francisco, seguiu quinta-feira, à Genebra, Suíça, para participar na 18ª Conferência das Partes sobre Comércio Internacional de Espécies da flora e da fauna ameaçadas de Extinção em Perigo de Extinção (COP18).

    Angola participa neste encontro, que reúne representantes de diversos países membros da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção – CITES, numa altura em que continua a efectuar o levantamento das suas espécies em via de extinção.

    Com este trabalho, que envolve parceiros internacionais, Angola prevê elaborar uma lista completa das espécies protegidas do País, de acordo com a ponto focal da CITES em Angola, Albertina Nzunzi.

    “As comunidades estão cada vez mais conscientes com relação a necessidade da conservação das espécies em vias de extinção”, afirmou a fonte em declarações à Angop.

    Nesta conferência mundial, a decorrer de 16 a 28 do mês em curso, Angola faz-se representar por quadros seniores dos ministérios do Ambiente, da Agricultura e Floresta, das Pescas e do Mar, do Serviço de Investigação Criminal (SIC), docentes universitários, entre outros representantes.

    Organizado pelo Secretariado da CITES e as Nações Unidas, a COP18 vai decorrer no Centro de Exposições Palexpo, em Genebra, onde os comités ligados às plantas e animais vão discutir as principais questões em torno das espécies em extinção.

    De acordo com o programa, a COP18 vai discutir 107 questões e 57 propostas de emendas em torno da protecção da vida selvagem.

    A visão estratégica da CITES pós 2020 (2021-2030), a revisão da Convenção, a implementação segura e efectiva das espécies listadas nos Anexos I e II deste acordo, o combate aos crimes cibernético da vida selvagem, são entre outros documentos a serem discutidos.

    Lembrar que, Angola é membro da CITES desde 2007 e em 2013, foram definidas politicas, programas e acções para a protecção da vida selvagem nacional e fronteiriça.

    A COP – Conferências das Partes é o corpo combinado de países membros da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção – CITES.

    Este organismo do sistema das Nações Unidas reúne-se de três em três anos.

    O acordo CITES foi redigido em resultado de uma resolução adotada em 1963 no seio da União Mundial para a Conservação da Natureza (World Conservation Union ou IUCN).

    O acordo prevê vários níveis de protecção e abrange, actualmente, cerca de 30 000 espécies da fauna e flora selvagens.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema