Sexta-feira, Maio 17, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Andar de comboio vai ficar mais caro a partir de sexta-feira

    Os Caminhos-de-Ferro de Luanda CFL vão, a partir da próxima sexta-feira, 9, aumentar os preços dos bilhetes dos comboios suburbanos Bungo-Catete-Bungo de 30 para 60 kwanzas de acordo com o plano integrado de ajustamento dos preços regulados do Ministério das Finanças que prevê ainda a subida dos preços para os 150 kwanzas até final desde ano.

    A informação foi avançada esta quarta-feira, 07, ao NJOnline pelo director do Gabinete de Comunicação Institucional Imprensa do CFL, Augusto Osório, que explicou que o custo real dos bilhetes para 3ª classe, que actualmente custa 30 kz, custa, para a empresa, na verdade, 700 kz, sendo os CFL quem suporta o resto do valor real do bilhete.

    “A maior parte dos prejuízos estão nos bilhetes de 30 kwanzas que é da 3.º classe, onde nós oferecemos um número maior de lugares”, disse, acrescentando que estes aumentos são inevitáveis.

    Augusto Osório salienta que há a necessidade de aumentar as receitas para que se possa resolver alguns problemas que a empresa enfrenta.

    “O plano integrado de redução dos subsídios prevê essas subidas, por isso vamos subir os preços dos comboios na próxima sexta-feira”, acrescentou.

    De acordo com o porta-voz dos CFL, o preço do bilhete da 2.º classe também vai aumentar 10 kwanzas, ou seja passa dos 200 para 210 kz, mas com a perspectiva de aumentar também no final deste ano.

    Ainda sobre o aumento dos bilhetes de 3ª classe, o porta-voz dos CFL adianta que “vai voltar a acontecer no mês de Outubro e até Dezembro voltará a subir para 150 kwanzas. E isso vai se aplicar também a 2ª classe”.

    Augusto Osório disse que os desequilíbrios actuais são enormes e não contribuem para que a empresa funcione, tendo em conta os custos operacionais da empresa.

    O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do CFL, acrescentou que estão a arrecadar, em média, 20 milhões de kwanzas por mês, um montante que não chega para suportar as despesas com o pessoal e outras como a assistência técnica, essencial para o seu normal funcionamento, que é de cerca de 288 milhões de kwanzas.

    Augusto Osório disse ainda que o CFL está a proceder à reparação de 20 carruagem antigas, para que a capacidade de transportação seja aumentada de seis mil para dez mil passageiros por dia e aumentar o número de comboios para a província de Malanje, de dois para quatro semanais.

    Quanto à questão do caderno reivindicativo dos trabalhadores, que despoletou duas greves este ano, Augusto Osório disse que o mesmo está a ser revisto e que não há problemas com o grupo negociador.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema