Segunda-feira, Maio 13, 2024
16 C
Lisboa
More

    Alemanha: Ministro Chikoti encontra-se com homólogo alemão

    O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, em visita oficial de três dias à República Federal da Alemanha, encontra-se quinta-feira, em Berlim, com o seu homólogo alemão, Frank-Walter Steinmeier.

    Georges Chicoti - Ministro das Relações Exterior de Angola (Foto: Alberto Julião)
    Georges Chicoti – Ministro das Relações Exterior de Angola (Foto: Alberto Julião)

    No decurso do encontro deverão ser abordadas questões inerentes às relações bilaterais, em que existe uma vasta cooperação, e temas da actualidade internacional, com destaque para a africana e em particular a África Austral e a Região dos Grandes Lagos, em que a presidência rotativa do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, tem dinamizado o processo de busca da paz, o que tem merecido o reconhecimento internacional.

    O ministro alemão federal das Relações Exteriores visitou Angola a 26 de Março do ano em curso, altura em que considerou que as relações entre os dois países de “longas e próximas, mas com espaço para melhorias, porque há ainda um enorme potencial para as desenvolver”.

    “Angola é interessante na perspectiva da política externa, porque temos iniciativas parecidas na tentativa de estabilizar toda a região. E numa perspectiva de política económica é interessante, porque a situação económica abre possibilidades de cooperação também para as empresas alemãs e nós viemos em busca dessas oportunidades”, notou o governante alemão.

    Hoje, num encontro com os funcionários da Embaixada de Angola, em Berlim, o ministro Chikoti frisou a importância das relações com a Alemanha e felicitou o embaixador Alberto Correia Neto e a sua equipa, pelo trabalho que têm estado a desenvolver para o aprofundamento e alargamento das relações estratégicas existentes entre os dois países, tendo-os encorajado a prosseguirem nesta senda.

    Georges Chikoti deu ainda uma panorâmica das acções diplomáticas que Angola tem estado a levar a cabo no plano internacional com vista a contribuir para a pacificação da Região dos Grandes Lagos, conquistar o crescimento económico e o desenvolvimento do país, bem como o melhor desempenho no mandato que vai assumir em 2015, como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

    Por seu lado, o embaixador Alberto Correia Neto congratulou-se com a visita do titular angolano da pasta das Relações Exteriores e pelo trabalho que o mesmo tem estado a desenvolver, sob liderança do Presidente José Eduardo dos Santos.

    Nos últimos anos, as relações entre a Alemanha e Angola cresceram consideravelmente, com destaque para o sector económico.

    Angola é actualmente o terceiro parceiro económico mais importante da Alemanha na África sub-sahariana e mais de 20 empresas alemães estão instaladas em território angolano, trabalhando em várias áreas de actividade, o que resulta num volume de negócios calculado em 100 mil milhões de dólares.

    As áreas de grande interesse nas relações bilaterais são as da indústria petroquímica, mineira, saúde, construção civil e formação profissional, bem como a desejada cooperação técnica na área de gestão de projectos e das micro e pequenas empresas.

    A eventual supressão de vistos em passaportes de serviço e diplomáticos, assim como a concessão de facilidades de circulação de empresários de ambos os países, prevista para os próximos tempos, contribuirão para a elevação da cooperação entre os dois países.

    Espera-se que a segunda reunião da Comissão Bilateral de Cooperação consiga avanços significativos neste sentido.

    O Presidente José Eduardo dos Santos visitou a Alemanha em 2009 e em Julho de 2011, a chanceler Angela Merkel retribuiu esse gesto, visitando Angola. Nesse mesmo ano (2011) os dois países assinaram, em Luanda, um Memorando de Entendimento para o aprofundamento do diálogo bilateral, através da criação de uma parceria política abrangente.

    Neste momento, encontra-se igualmente, em visita oficial, o ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, que subscreveu com a sua homóloga Ursula von der Leyen, um acordo de cooperação com vista a formação de militares angolanos na Alemanha e consultas periódicas.

    João Lourenço tem estado a visitar instalações militares e empresas ligadas à indústria militar fora da capital alemã. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema