Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Administração do Lubango planta cinco mil árvores

    Cinco mil árvores, de entre elas, eucaliptos, acácias e jacarandás começaram hoje, sexta-feira, a ser plantadas nas encostas da Serra da Chela (cordilheira que circunda à cidade), no Lubango, província da Huíla, no quadro de uma campanha de repovoamento e prevenção de deslizes de terra.

    A actividade, que visa saudar o Dia Nacional do Ambiente, a assinalar-se na próxima quarta-feira (31 de Janeiro), foi presidida pela vice-governadora da Huíla para o sector Político, Social e Económico, Maria João Chipalavela, e abrange os bairros Ferroviário e Sofrio.

    O projecto de plantação de árvores será realizado em duas fases, sendo a primeira, a terminar na próxima sexta-feira, com duas mil árvores e a segunda arranca já no dia seguinte com três mil mudas, processo que vai chegar a 20 bairros do município do Lubango.

    À imprensa da actividade, a vice-governadora da Huíla considerou pertinente esse gesto, porquanto irá resgatar a zona desflorestada e trazer de volta algumas espécies animais que “encantavam” a urbe.

    Ressaltou que é um processo que visa também evitar o deslizamento de terras, assim como o surgimento de ravinas.

    Na ocasião, defendeu a necessidade da preservação do meio ambiente, pois constitui o bem da saúde humana, dai a necessidade do engajamento da sociedade no sentido de criarmos condições para o desenvolvimento sustentável.

    Por, sua vez, o administrador do Lubango, Francisco Barros Leonardo, referiu que a ideia surge pelo facto de algumas montanhas a margem do Lubango, estarem a perder as suas características, porque alguns cidadãos vão tirando algumas árvores para produzir carvão.

    Para o efeito, prosseguiu, é necessário que cada cidadão tenha a responsabilidade de cuidar o meio ambiente que, neste caso, constitui o “pulmão” da cidade do Lubango.

    Entretanto, apelou à população para que seja vigilante quer na orla da montanha ou no casco urbano e denuncie aqueles que eventualmente vão destruindo as plantações para fins próprios.

    A República de Angola, através do Ministério do Ambiente, celebra o 31 de Janeiro, o “Dia Nacional do Ambiente”, com objectivo de, entre outros, reforçar os alertas aos diferentes sectores para a necessidade de se adoptarem padrões de vida sustentáveis, que promovam uma gestão equilibrada dos recursos naturais.

    Pretende-se igualmente alertar os diferentes sectores para a necessidade de se adoptarem padrões de vida sustentáveis, que promovam uma gestão equilibrada dos recursos naturais.

    Foi no dia 31 de Janeiro de 1976 que terminou a primeira “Semana de Conservação da Natureza, realizada em Luanda, na qual estiveram presentes delegações provenientes de Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema