Domingo, Maio 19, 2024
17.4 C
Lisboa
More

    Activistas e jurista dizem que Código de Processo Penal não reflecte a realidade de Angola

    O novo Código do Processo Penal de Angola não reflete os preceitos da cultura e do direito consuetudinário do país, sendo uma representação das diversas normas ocidentais, particularmente de Portugal.

    Esta opinião é de analistas angolanos e surge depois do diploma ter sido aprovado recentemente pela Assembleia Nacional, o primeiro desde a independência do país, e que foi considerado por políticos e conhecidas figuras da sociedade como sendo “moderna e genuinamente angolano”.

    Analistas ouvidos pela VOA contrariam esta tese com o argumento de que o novo Código do Processo Penal é uma cópia fiel das normas do direito português adaptado “ à força à realidade angolana”.

    O ativista social Bernardo Castro reconhece que a aprovação do Código Processual Penal“é realidade uma vitória”, mas sustenta que esta norma “não representa ruptura alguma com a racionalidade jurídica do ocidente” que, no seu entender, “continua a colonizar os sistemas jurídicos de matriz africana”.

    Também o advogado Pedro Kapracata diz “não haver dúvidas” quanto a essa importação.

    “Este Código do Processo penal é um conjunto de normas processuais que estão a vigorar em Portugal porque o africano não tem a capacidade para traduzir em normas os seus usos e costumes ”, afirmou.

    Por seu lado, Francisco Tunga Alberto, ativista dos direitos humanos, lembra que o novo Código de Processo Penal não mereceu um debate nacional com as forças defensoras da cultura nacional.

    O novo diploma vai substituir o que vigora no país desde 1929.

    Publicidade

    spot_img
    FonteVOA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema