Domingo, Maio 19, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    ‘A situação que Portugal vive não é culpa de Merkel ou Sarkozy’

    Em entrevista à revista brasileira Veja, o primeiro-ministro português reconhece que «os desequilíbrios existentes em Portugal são resultado de más decisões tomadas por nós mesmos». Segundo Passos, dizer que França e Alemanha são responsáveis ou beneficiários da situação lusa é um exagero e deixa ainda claro que quando a crise for ultrapassada, os benefícios sociais não voltarão aos níveis anteriores.

    «Usámos mal o dinheiro, seleccionámos mal os projectos de obras públicas, aumentámos os impostos para gastar em serviços de pouco valor, não flexibilizámos suficientemente o mercado de trabalho, não abrimos a economia…». Passos elenca aquelas que são, a seu ver, as causas da actual crise portuguesa, refutando «um cliché muito difundido na imprensa» que atribui responsabilidades a Merkel e Sarkozy.

    Entrevistado pela Veja, Passos distancia Portugal da situação grega e valoriza o corte no défice estrutural e o da balança comercial, apontando 2013 como a meta para equilibrar as contas externas. Sobre a eventual necessidade de novo resgate, o chefe de Governo diz que não espera que isso aconteça, mas acrescenta a disponibilidade das instâncias comunitárias e do FMI, caso Portugal cumpra e a receita não resulte.

    «As medidas de austeridade que estamos a adoptar não são a origem do problema. São a parte da solução», diz ainda Passos Coelho, que falou sobre as privatizações em vários sectores, com o objectivo de «tirar o Estado da economia» com vista a internacionalizá-la e aumentar a competitividade.

    Passos fala ainda sobre a polémica que estalou no Brasil a respeito da importação de produtos vitivinícolas, com o Governo de Brasília a pretender aumentar as taxas sobre vinhos estrangeiros. Os empresários portugueses serão afectados e Passos sai em defesa da «competição internacional». «O Proteccionismo, por mais que pareça dar oportunidades imediatas aos grupos nacionais, é pouco eficiente a médio e longo prazo», argumenta.

    Fonte: SOL

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema