Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.7 C
Lisboa
More

    Professores e alunos regressam às aulas em Malanje

    Depois da pausa da quadra festiva, professores e alunos em Malanje retomaram hoje, terça-feira, ao convívio escolar, marcando, com isso, o início do segundo trimestre do ano lectivo 2022/2023 no ensino geral.

    Numa ronda efectuada pela ANGOP, foi possível constatar a presença de professores e estudantes nas escolas, ávidos em cumprir o calendário lectivo, que compreende 15 semanas de aulas.

    Entrevistados a propósito, alunos e encarregados de educações manifestaram-se contentes com o retorno às aulas e sublinharam o receio que tinham de uma eventual terceira fase da greve dos professores, entretanto suspensa.

    Apelaram ao bom senso da classe docente e ao contínuo diálogo com o Executivo, para que o “espectro” da greve não volte a ameaçar o curso normal das aulas e consequentemente comprometer o presente ano lectivo.

    Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório, garantiu que o retorno às aulas é uma realidade na região e aconselhou os pais e encarregados de educação a levar os seus educandos à escola.

    Frisou que as negociações entre o Ministério da Educação (MED) e o Sindicato dos Professores (SINPROF) vão prosseguir, com vista a atender as reivindicações da classe, lembrando que o Executivo já manifestou o interesse em resolver parte das reclamações.

    Disse que as 15 semanas lectivas que restam já se afiguram insuficientes para cumprir o calendário de aulas, daí ter desencorajado a terceira fase da greve, para não prejudicar os alunos.

    Responsável encoraja uso da escola digital

    Entretanto, Manuel Osório estimulou os pais, encarregados de educação, alunos, professores e gestores escolar a usar a plataforma xilonga.med.gov.ao, disponível na internet mediante prévio cadastramento, com vista a ter acesso grátis aos materiais didácticos, com enfoque para livros do ensino primário.

    Referiu que os directores municipais da educação estão orientados a baixar os materiais e disponibilizá-los aos pais e encarregados de educação em formato digital, para cobrir eventual défice de manuais físicos.

    A plataforma, lançada em Julho de 2022, dispõe ainda de outras ferramentas de aprendizagem como vídeo-aulas e rádio-aulas.

    A província de Malanje conta com 307 mil e 692 alunos matriculados no presente ano lectivo.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema