Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    UNITA denuncia “elevada censura” nos órgãos públicos de comunicação

    A UNITA, oposição angolana, denunciou hoje um “tratamento absolutamente desigual” dos órgãos públicos na cobertura do seu congresso, realizado na última semana, e do MPLA, partido no poder, queixando-se também de “elevada censura”.

    O XIII Congresso Ordinário da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), maior partido na oposição angolana, que elegeu Adalberto Costa Júnior como presidente, realizou-se entre 02 e 04 de dezembro, em Luanda, e vários atores da sociedade angolana questionaram e criticaram a cobertura dos órgãos públicos.

    O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no poder desde 1975) realiza o seu VIII Congresso Ordinário entre 09 e 11 de dezembro, em Luanda, e João Lourenço, atual presidente do partido e da República de Angola, é candidato único à liderança.

    Num comunicado tornado público hoje, o Comité Permanente da Comissão Política UNITA, que realizou na terça-feira a sua primeira reunião ordinária, após o conclave, diz ter analisado a “degradação dos referentes do Estado democrático e de direito”.

    “Nomeadamente, o direito de tratamento igual entre os partidos políticos numa fase de pré-campanha eleitoral. É visível a elevada censura aos conteúdos dos partidos da oposição nos órgãos públicos de comunicação, com particular relevância sobre a UNITA”, lê-se no comunicado.

    A Comissão Permanente da UNITA denuncia igualmente o que classifica de “tratamento absolutamente desigual aos congressos do seu partido e do partido do regime (MPLA) nos órgãos públicos”.

    Para a UNITA, o diálogo institucional é o caminho “para que Angola conheça melhoria no ambiente político”.

    Em relação ao congresso, imposto pelo Tribunal Constitucional (TC) e que elegeu Adalberto Costa Júnior para o cargo de presidente, a UNITA refere que o mesmo foi “amplamente positivo em todas as vertentes” e “felicita todos os militantes do partido e membros da sociedade civil que contribuíram para o seu sucesso”.

    O Comité Permanente diz ter orientado igualmente “medidas para que o expediente exigível, para a anotação do VIII Congresso pelo TC, seja reunido e entregue com todo o rigor legal e no mais curto prazo”.

    As próximas eleições gerais em Angola estão previstas para o segundo semestre de 2022 e neste momento decorre pelo país o processo de atualização do registo eleitoral oficioso que se realiza nos Balcões Único de Atendimento ao Público (BUAP).

    Quanto ao registo eleitoral oficioso, a UNITA manifesta “grande preocupação pelo baixo número de atualizações efetuadas até ao momento e pelo facto de as direções provinciais do Ministério da Administração do Território terem instruído os oficiais do BUAP a não partilharem os dados com os fiscais dos partidos políticos”.

    A UNITA pede também maior celeridade nos serviços dos BUAP e alargamento destes balcões “para compensar a lentidão que se observa”.

    Lamenta igualmente o “agravamento” da situação socioeconómica do país, “com consequências dramáticas” sobre os trabalhadores e as empresas e manifesta ainda solidariedade com a greve dos médicos angolanos, “que apresentam reivindicações justas”, apelando ao Governo para dialogar com a classe profissional.

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    1. Os Partidos da oposicao nao tevem Cocar nas Feridas do outro Partido da praca Angolana estamos num momento de pre campanha eleitoral e necessario que os Partidos se Organizem para a Campanha que esta Proxima .a reuniao secreta Organizada pelos Americanos quando da Conferencia de Paz em LUSAKA mostra Bem CLARO que a UNITA foi Traida ja na epoca pelos ESTADOS UNIDOS DA AMERICA ja na epoca. A UNITA devia Reepencar da sua extrutura que compoen a Presidencia do Partido ( nao podemos esquecer que a Frente Patriotica Unida Tem A Assinatura de ISABEL DOS SANTOS. como membro fundador da Frente

      felicitacao

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema