Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Eleições no MPLA: Tchizé dos Santos declara apoio a candidatura de António Venâncio

    A ex-deputada Tchizé dos Santos, disse que a candidatura do engenheiro António Venâncio poderá ajudar a democracia interna do MPLA, o único partido em Angola que nunca realizou eleições com múltiplas candidaturas desde 1975.

    A ex-deputada do MPLA Tchizé dos Santos fez tais declarações está quarta-feira, através das redes sociais, tendo declarado também o seu apoio a candidatura do engenheiro António Venâncio que, em Dezembro desde ano pode disputar, no VIII congresso do partido maioritário, à liderança com o actual presidente do partido e da República, João Lourenço.

    Tchizé dos Santos disse que apoia a candidatura do militante António Venâncio à Presidência do MPLA, pois, na sua visão, é muito importante que pela primeira vez em 65 anos de existência do partido que governa Angola, haja mais de um candidato à sua Presidência”, lê-se na declaração de Tchizé recém regressada do evento – Woman at the top Europe – promovido pela “Finantial Times”, na Inglaterra.

    A ex-deputada do MPLA Tchizé dos Santos fez tais declarações está quarta-feira, através das redes sociais, tendo declarado também o seu apoio a candidatura do engenheiro António Venâncio.
    (DR)

    António Venâncio queixa-se de bloqueios
    A ex-deputada e filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, torna-se assim no primeiro “peso pesado” da elite do MPLA, a declarar apoio aberto a António Venâncio que esta semana queixou-se de “bloqueio” ao processo de recolha de assinaturas para a sua candidatura por parte de indivíduos que considera “antidemocratas”.

    Por outro lado, António Venâncio insurgiu-se também contra a imprensa pública e outras instituições do Estado a quem acusa de tentativa de inviabilizar a sua candidatura a favor do actual presidente, João Lourenço.

    Entretanto, a declaração da filha do antigo Chefe de Estado, surge na mesma semana em que anunciou impugnar o congresso do MPLA que elegeu João Manuel Gonçalves Lourenço, a liderança do partido em 2018, após identificar actos não permitidos em congressos extraordinários, o que em si configuram violação aos estatutos do partido.

    “Tchizé” dos Santos que declara ter as suas quotas pagas em dia, em áudios que o Club-K, teve acesso, entende que à luz da constituição angolana todos devem disputar a corrida eleitoral em pé de igualdade em respeito ao princípio do direito a igualdade.

    Havendo dois pré-candidatos ao congresso, a antiga deputada parlamentar nota que o actual Presidente João Lourenço – através das moções de apoio da direcção do partido – está a usar os meios e fundos da máquina partidária a favor da sua campanha violando o princípio da igualdade, consagrada na constituição da República de Angola. Com isso, a filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos vê uma oportunidade para pôr ordem no MPLA, impugnando a candidatura do actual Presidente.

    De realçar que os estatutos do MPLA impõem que cada candidatura ao mais alto cargo do partido deva fazer-se acompanhar da subscrição de pelo menos mil militantes.

    Além de João Lourenço, tido como candidato natural, António Venâncio é o primeiro a fazer-se ao jogo partidário 47 anos depois de um primeiro “ensaio”, denominado Congresso de Lusaka, ocorrido em 1974.

    O VIII Congresso Ordinário do MPLA decorre de 9 a 11 de Dezembro de 2021.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema